REPÓRTER: Serra Branca foi classificado pelo Ministério da Saúde como um dos municípios prioritários no combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou mais de mil casos suspeitos envolvendo as três doenças nos primeiros meses do ano. Em 2015, nesse mesmo período, esse número não passou de 130. O secretário de Saúde da cidade, o médico Marcelo Jakson, recorda o momento mais crítico causado pela infestação do mosquito.
SONORA Marcelo Jackson secretário municipal de Saúde
“De novembro até meados de março nós tivemos um número cinco vezes maior de atendimentos com hipóteses de chikungunya, Zika vírus e dengue. Foi necessário que a gente aumentasse o efetivo de médicos de plantão na porta do hospital, na urgência e na emergência. Para você terem ideia, nós atendíamos cerca de 100 pessoas por dia. Teve dia que a gente atendeu 400 pessoas em um dia só”.
REPÓRTER: Hoje a situação está mais controlada. Os agentes de saúde já visitaram todas as casas da cidade e diversas ações de conscientização também foram realizadas no município. O secretário Marcelo Jakson reforça que os cuidados individuais devem continuar.
SONORA Marcelo Jackson secretário municipal de Saúde
“Dentro de sua própria casa, dentro de seus hábitos domésticos e muito próximo de sua casa. Naqueles terrenos baldios, mas, sobretudo, naqueles criadouros ou em locais que têm a potencialidade de reter água. Isso deve ser tratado como algo que é para você, para sua família e para o seu vizinho. E não esperar que o outro faça. Faça você!”.
REPÓRTER: Para estimular a população a se prevenir contra o mosquito, a secretaria municipal criou nas redes sociais um espaço onde o cidadão grava a sua ação de limpeza e posta em um blog. O endereço é
nasfcariri.blogspot.com.br.
Se você suspeitar de algum criadouro do mosquito, você pode informar a secretaria de Saúde indo pessoalmente até o local. A sede fica na rua Raul da Costa Leão.
Reportagem, William Nascimento