SERGIPE: Sala de situação reúne especialistas para monitorar e elaborar ações de combate ao Aedes em Sergipe

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Um grupo de trabalho que reúne especialistas dos mais diversos setores da administração pública para combater o mosquito Aedes aegypti. Esse é o objetivo das Salas Estaduais de Situação. Em Sergipe, ela agrega a Defesa Civil, as secretarias de Educação, do Meio Ambiente e do Orçamento, Planejamento e Gestão, além de representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e dos conselhos municipal e estadual de Saúde.  Essa estrutura funciona na capital, Aracajú. A coordenadora da sala, Eliane Nascimento, explica o trabalho realizado pela equipe.
 
SONORA Eliane Nascimento, coordenadora da Sala Estadual de Situação
“Na verdade, a partir da criação da sala com esses componentes, nós elaboramos um plano de ação onde cada um tem o seu compromisso, a sua responsabilidade. Então, cada membro desenvolve ações dentro dos próprios prédios que compõe essa instituição ou em atividades externas envolvendo a população”.

REPÓRTER: Dentre as iniciativas já realizadas, Eliane Nascimento destaca uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SES) que tem resultado na visita às quase 350 escolas de Sergipe.
 
SONORA Eliane Nascimento, coordenadora da Sala Estadual de Situação
“Essa brigada de educadores e de estudantes está visitando todas as escolas. Eles têm um calendário semanal de visitas e fazem uma vistoria no prédio buscando possíveis criadouros. Nos municípios que têm áreas mais endêmicas, a gente faz uma programação mensal, e essa brigada estadual da SES visita alguns municípios nessas áreas mais endêmicas para fortalecer o trabalho do município nessas áreas prioritárias”.

REPÓRTER: A coordenadora lembra, ainda, que a população pode interagir com a sala de situação e ficar por dentro da realidade sobre a infestação ou as formas de controle do mosquito Aedes no seu município. Basta acessar o portal www.saude.se.gov.br e clicar na caixa de cor vermelha identificada por “sala de situação”. As denúncias sobre os focos do mosquito podem ser feitas pelo aplicativo de telefone “Aedes na Mira SE” ou também pelo telefone 155.
 
Lembrando que você confere tudo sobre o sobre o Aedes aegypti e as doenças relacionadas ao mosquito no site: combateaedes.saude.gov.br

 

 Reportagem, William Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.