SERGIPE: Metade das meninas entre 11 e 13 anos ainda não tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no estado

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 com segunda dose da vacina contra HPV que está disponível em todos os postos de saúde, de Sergipe

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de duzentas mulheres terão câncer do colo do útero em Sergipe, só neste ano. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer, que prevê para a região Nordeste mais de cinco mil e 300 novos casos da doença em 2015. O principal causador do câncer do colo do útero é o vírus HPV, que pode ser prevenido apenas com uma vacina. Em Sergipe como em todo Brasil, a campanha já está em sua segunda fase. Em todo estado aproximadamente 52 por cento das meninas de 11 a 13 anos já foram vacinadas. O objetivo do Ministério da Saúde é que, pelo menos 80 por cento destas adolescentes sejam imunizadas. Apesar de ter vacinado mais da metade do público alvo no estado, alguns municípios de Sergipe ainda não alcançaram nem 25 por cento da meta. Para melhorar o índice de meninas vacinadas, a segunda dose continua disponível em todos os postos de saúde do estado. A coordenadora estadual do programa de imunização de Sergipe, Sandala Oliveira explica que as meninas que tomaram a primeira dose no ano passado devem tomar a segunda dose o mais rápido possível.
 
SONORA: Coordenadora estadual do programa de imunização de Sergipe, Sandala Oliveira
 
“Nós estamos fazendo aqui um apelo, um chamado aos pais que; toda adolescente que recebeu a segunda dose ela deverá procurar a unidade de saúde com o intervalo de seis meses para que receba a sua segunda dose. A vacina é uma vacina importante é uma vacina que imuniza contra o câncer do colo do útero e para ficar imunizada tem que tomar o esquema de vacinação completo.”   
 
REPÓRTER: A  vacinação é dividida em três doses.  A proteção só é completa quando tomado o reforço, como explica o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.


SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: A coordenadora Sandala Oliveira informa que na vacinação da segunda dose não é necessária a autorização dos responsáveis e explica como as adolescentes devem fazer para se vacinar.
 
SONORA: coordenadora estadual do programa de imunização de Sergipe, Sandala Oliveira
“Toda adolescente que já tomou a primeira dose não precisa ser acompanhada para receber a segunda dose, o que ela precisa é levar a uma unidade de saúde de qualquer um dos nossos municípios, o cartão de vacinação onde está registrado a primeira dose e se possível também um documento de identidade, ai ela recebe tranquilamente a segunda dose da vacina.”
 
REPÓRTER:  A segunda dose da vacina está disponível para meninas de 11 a 13 anos. Quem ainda não tomou a primeira dose também deve procurar a unidade de saúde para atualizar a imunização.

 

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.