SERGIPE: Brigada da Educação ajuda a combater o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Se você for visitar alguma escola estadual de Sergipe, pode ser que se depare, em algum canto, com um grande selo de verificação. A estampa indica se aquela escola está livre do mosquito que transmite a Dengue, o Zika e a Chikungunya. Essa é mais uma das iniciativas da Secretaria de Educação do Estado para ajudar na luta contra o mosquito. A ação faz parte da Brigada da Educação, que leva às escolas peças de teatro, palestras e um bate-papo com os alunos sobre o tema. O coordenador da Brigada no Estado, professor e enfermeiro Jorge Costa, explica como funciona a entrega de selos nas escolas.

TEC/SONORA: Jorge Costa, coordenador da Brigada da Educação.


“O selo verde é quando a gente faz a vistoria na escola e não encontra qualquer mosquito ou qualquer local que possa ser potencial criadouro. O selo amarelo se a gente não encontrar nenhum foco, mas perceber que tinha um lixo fora do lugar, um copo plástico, um local que pode acumular água e um mosquito pode se proliferar, aí recebe o selo amarelo. Agora, se a gente encontrar algum foco do mosquito na escola, a gente deixa um selo vermelho”

LOC: Além de deixar o selo vermelho nas escolas que têm focos do mosquito, os agentes da brigada ainda deixam para os professores uma lista com uma série de orientações para acabar com os criadouros e impedir que aquele foco volte a aparecer. A Brigada da Educação é uma atividade que também conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Sergipe. A gerente do Núcleo de Endemias do Estado, Sidney Sá, conta porque essa parceria é tão importante na luta contra o mosquito.

TEC/SONORA: Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde de Sergipe
“Nós temos uma grande parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, onde a própria Secretaria estabeleceu também uma Brigada de Estudantes, onde cada escola estadual formou uma brigada de estudantes. Esses estudantes ficam responsáveis por estar observando, acompanhando e supervisionando dentro e no entorno de sua escola.”

LOC: A Brigada da Educação já passou por mais de 300 escolas estaduais em Sergipe. O objetivo, agora, é levar a discussão também para as escolas da rede municipal. Além de envolver os alunos, a atividade também visa sensibilizar os professores e a comunidade na erradicação dos focos do mosquito nas residências e bairros. De acordo com o coordenador da Brigada, Jorge Costa, os alunos têm um papel fundamental para influenciar positivamente familiares e amigos.

TEC/SONORA: Jorge Costa, coordenador da Brigada da Educação.


“Os alunos formam, na realidade, um exército de multiplicadores dessas informações. Então eles chegam às suas casas, conversam com os pais, observam nas suas casas os potenciais criadouros do mosquito. Outra coisa: eles conversam com os vizinhos, com os colegas, então eles se transformam em multiplicadores de informação e fiscais da saúde em seu bairro, na escola e, também, na sua casa.”

LOC: Em 2016, foram confirmados 21 casos de Zika, 1.505 de Chikungunya e 9.076 de Dengue em Sergipe. Agora, até o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, foram apenas cinco de Zika, 29 de Chikungunya e 55 de Dengue até o final de março. Por isso, para que esses resultados possam continuar melhorando, a recomendação é que cada família faça a sua parte e separe 15 minutos por semana para olhar se não existem focos do mosquito em casa. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério Saúde. Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.