SERGIPE: 29 cidades sergipanas estão em risco ou alerta de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika ou Chikungunya

Em Sergipe, Pedrinhas, Itabaiana, Feira Nova e Simão Dias são uns dos municípios que mais sofrem com a infestação do mosquito transmissor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Vinte e nove municípios de Sergipe estão com o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya muito alto. Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, seis cidades estão em situação de risco e 23 em alerta. Para a Secretaria Estadual de Saúde, de Sergipe, um dos fatores que contribui para essa situação ainda é a falta de consciência de algumas pessoas. Por isso, a Coordenadora do Núcleo de Endemias do estado, Sidney Sá, pede à população sergipana que colabore mais no combate ao mosquito e aproveita para dar dicas do que se deve ser feito.

TEC/SONORA: Sidney Sá, Coordenadora do Núcleo de Endemias, de Sergipe

“As nossas caixas d’água, os nossos tonéis, temos que ter cuidado com esses lugares. Pelo menos uma vez por semana eu devo lavar as paredes desses depósitos. Naqueles vasos de plantas onde acumula água, deve-se colocar areia. Então é importante que os cuidados sejam esses.”

LOC: Em Sergipe, Pedrinhas, Itabaiana, Feira Nova e Simão Dias são uns dos municípios que mais sofrem com a infestação do mosquito transmissor. Mas, se cada pessoa ajudar a eliminar os criadouros, o mosquito não vai ter como transmitir as doenças, como ressalta o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito que é o vetor da transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Então se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya.”

LOC: O ideal é que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito transmissor. O Ministério da Saúde recomenda que seja toda sexta-feira. Mas, se não for possível para você, escolha o dia que for mais conveniente. O importante é que o mosquito seja eliminado. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.