SENHOR DO BONFIM (BA): Casos de Chikungunya já foram confirmados este ano, no município

Salvar imagem

LOC.: Nas primeiras semanas do ano já foram confirmados quatro casos de Chikungunya e dois de Dengue, em Senhor do Bomfim. O índice de infestação pelo mosquito, que também transmite Zika, é considerado altíssimo pelo Ministério da Saúde. Reconhecendo que a situação é delicada na cidade, o coordenador do programa de combate a Endemias de Senhor do Bonfim, Marlon Reis, garante que o órgão municipal está tomando providências.

TEC./SONORA: Marlon Reis, coordenador do programa de combate a Endemias
“Nós temos, em Senhor do Bonfim, alguns casos confirmados dessas doenças e isso já está preocupando a gente. Nós estamos percebendo que já tem mosquito voando na cidade. Então quando surgir casos confirmados dessas doenças, o bloqueio será realizado. Tenho certeza que, na medida do possível, nós vamos baixar esse índice.”

LOC.: Este ano, o município ainda não registrou casos de Zika. Mas, só no ano passado, toda a Bahia notificou mais de 56 mil casos suspeitos da doença. Se a virose for contraída por alguma mulher grávida, o bebê pode nascer com microcefalia, que é a malformação no cérebro dos recém-nascidos. E foi justamente o que aconteceu com a dona de casa Kássia Oliveira, de 21 anos. Ela contraiu Zika e o filho dela nasceu com microcefalia. A moradora do Centro da cidade conta o que passou quando foi picada pelo mosquito.

TEC./SONORA: Kássia Oliveira, dona de casa
“Quando eu estava com três meses de grávida, só apareceram umas manchas. Mas eu achei que não fosse nada sério. Aí, quando foi com sete meses que eu estava grávida, eu fui parar no hospital. Eu tive febre, tive dores no corpo e dores de cabeça. As manchas no corpo também voltaram.”

LOC.: Mas, apesar das dificuldades, Kássia deixa um recado para as futuras mamães que moram em Senhor do Bonfim.

TEC./SONORA: Kássia Oliveira, dona de casa
“Se alguma mulher estiver grávida e descobrir que o bebê terá microcefalia, não fiquem assustadas. A dificuldade que estamos tendo é só ter que viajar duas vezes por mês para Salvador, para o Sarah, fazer o tratamento dele. Que elas aceitem, que não abortem e que cuidem e amem muito o seu filho, porque ele precisam muito de carinho.”

LOC.: Para ajudar a população no combate ao mosquito em Senhor do Bonfim, 37 agentes de saúde estão vistoriando os imóveis da cidade e ensinando a população a eliminar criadouros do transmissor da Chikungunya, Zika e Dengue. No município, Bonfim três e Bonfim quatro são os bairros mais afetados pela infestação do mosquito, com índices que chegam a ser cinco vezes maior que o índice geral da cidade. Você também pode agendar uma visita dos agentes de combate ao mosquito pelo telefone da Secretaria Municipal de Saúde. O número é: 3541-8270. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.