SEMANA DE CONCILIAÇÃO: Mais de 700 audiências foram realizadas em Parauapebas

A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo. 

Salvar imagem

 

 
REPÓRTER: No período de 23 a 27, ocorreu a décima edição da Semana Nacional, onde o diálogo foi usado como o caminho mais rápido e simples de resolver conflitos na Justiça. No Pará, mais de quinze mil pessoas foram atendidas. No município de Parauapebas, sudeste paraense, as três varas cíveis marcaram 472 audiências e o Juizado cível e Criminal marcou 258 audiências. A juíza titular da 2° Vara Cível e EmpresArial de Parauapebas e Coordenadora do Centro de Solução de Conflitos, Cejusc, Eline Salgado, ressalta que o judiciário está sempre aberto para pedidos de conciliação.
 
SONORA: Juíza Eline Salgado.
 
O Tribunal de Justiça do Pará para quem tenha ação judicial hoje e sempre, que queira que tenha vontade de conciliar, procure as secretarias das varas, faça pedido através de petição que o juiz atenderá o seu pedido, marcando, designado a conciliação. O poder judiciário, através do Tribunal de Justiça do Pará, está aberto a todo tempo a um pedido de conciliação”.
 
REPÓRTER: De acordo com a coordenadora do Macrodesafio das Execuções Fiscais do CNJ no Pará, juíza Kédima Lyra, titular da 1ª Vara de Execução Fiscal de Belém, cerca de dez  milhões em valores foram homologados durante a Semana Nacional de Conciliação.  A conciliação leva a sensação de justiça para a vida das pessoas, ressalta a juíza Adelina Luiza Moreira Silva e Silva, que responde pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Parauapebas.
 
SONORA: Juíza Adelina Luiza.
 
Aqui especialmente no juizado, nesses quase dez anos de magistratura, foi a melhor experiência de conciliação. Eu entendo que a conciliação ela leva realmente a sensação de justiça pra vida das pessoas”.
 
REPÓRTER: A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo. No Pará, a Semana de Conciliação terminou com a cerimônia de um casamento comunitário que celebrou a união de vinte e oito casais no auditório do Fórum Cível de Belém.
 
Reportagem, Storni Jr.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.