SEGURANÇA PÚBLICA: Deputado mineiro compara violência sofrida no Brasil com guerras

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, o Ipea, mostrou que jovens entre 15 e 29 anos são as maiores vítimas de assassinatos no Brasil. São mais de 30 mil mortes por ano nessa faixa etária.
 
Entre 2005 e 2015, o número de homicídios aumentou 16,7 por cento. Os homens ficam entre os mais vitimados: são registrados 113 casos a cada 100 mil habitantes. O deputado mineiro do Partido Humanista da Solidariedade, Marcelo Aro, compara a violência no Brasil às guerras sofridas em outros países. 
 
TEC./SONORA: deputado Marcelo Aro, PHS - MG
“Quantas pessoas no Brasil morreram assassinadas no ano passado? Cinquenta e oito mil pessoas! É uma morte a cada 9 minutos. Na Síria morreram 256 mil pessoas assassinadas nos últimos quatro anos, enquanto no Brasil morreram 279 mil pessoas. Nós vivemos uma guerra civil, uma guerra sangrenta, uma guerra silenciosa no País. Algo precisa ser feito.”
 
LOC: No estudo do Ipea, foram destacadas 30 cidades. Dentre elas, 18 são da região Nordeste. A região, de acordo com o especialista em segurança pública Bene Barbosa, ainda sofre com os altos índices de violência, mesmo tendo aderido à campanha do estatuto do desarmamento.
 
TEC./SONORA: Bene Barbosa, especialista em segurança pública
“O Nordeste também é a região onde há o menor número de armas legalmente registradas no país. Portanto, mais aí uma farsa que cai por terra, que é aquela ideia de que é o cidadão honesto, com a sua arma registrada, que comete crimes.”
 
LOC.: Alagoas ficou em primeiro lugar na lista de estados mais violentos do Nordeste, com 233 homens jovens assassinados. Sergipe vem em seguida, com 230 para cada 100 mil habitantes.
 

 

Com a colaboração de Jalila Arabi, reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.