SEGURANÇA: Polícia Federal não deveria sofrer influências políticas, diz associação do RJ

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os brasileiros estão cada vez mais atentos ao trabalho da Polícia Federal, principalmente quando se trata sobre o combate a corrupção no país.
 
E justamente para que a PF possa ter mais liberdade para conduzir investigações criminais, sem a interferência de pressões de partidos ou do governo, tramita, na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição número 412, que pede pela autonomia da PF.
 
No Rio de Janeiro, o Sindicato dos Delegados de Polícia já manifestou apoio à PEC. E não só a categoria dos policiais está preocupada com a independência da PF. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado, ARPEN, também apoia a proposta. É o que explica o delegado de projetos especiais da associação, Eduardo Correia. 
 
SONORA: Eduardo Correia, delegado de projetos especiais da ARPEN do RJ
“As instituições jurídicas e as instituições de fiscalização e controle precisam ter autonomia. Elas não podem estar submetidas a nenhum tipo de controle político. O controle que pode, eventualmente, recair sobre instituições jurídicas, sobre instituições de fiscalização, é um controle preponderantemente técnico. Mas um controle político, jamais”.
 
REPÓRTER: Hoje, a Polícia Federal é vinculada ao Ministério da Justiça. Na avaliação de Eduardo Correia, dar autonomia à PF vai garantir que o Brasil tenha uma estrutura saudável.
 
SONORA: Eduardo Correia, delegado de projetos especiais da ARPEN do RJ
“Quem tem uma visão atenta do modelo de segurança publica do Brasil, que sabe o que é necessário pra que o país tenha peso e contrapeso, para que o país realmente tenha uma estrutura saudável, uma estrutura que possa identificar inclusive suas falhas, suas dificuldades e avançar, sabe que é importante, está seguro de que é importante que o departamento de Polícia Federal tenha autonomia”.
 
REPÓRTER: A PEC 412 aguarda votação na CCJ da Câmara. Entre em contato com os Deputados federais e cobre que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em www.pecdapf.adpf.org.br

 

 Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.