SEGURANÇA: No Mato Grosso, sindicato da Polícia Civil apoia proposta de autonomia da Polícia Federal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Proposta de Emenda à Constituição número 412 trata da autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal. Ela tramita na Câmara dos Deputados e, embora não englobe as polícias como um todo, recebeu o apoio do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Mato Grosso, como explica o presidente da entidade, Wagner Bassi.
 
SONORA: Wagner Bassi, presidente do Sindepo - MT
“Essa PEC não envolve a Polícia Civil, que é o setor que a gente defende aqui, mas, mesmo assim, o cunho social desse projeto, ou seja, garantir para a sociedade um órgão autônomo que combata a corrupção de forma efetiva, isso faz com que nós, preocupados com nossa sociedade, apoiemos esse projeto”.
 
REPÓRTER: Hoje, a Polícia Federal é vinculada ao Ministério da Justiça. Na opinião de Wagner Bassi, a autonomia da PF significa dar forças para o trabalho de combate à corrupção no Brasil.
 
SONORA: Wagner Bassi, presidente do Sindepo - MT
“A Polícia Federal, tendo mais autonomia, vai ter a liberdade de investigar políticos com mais tranquilidade, sem pressões externas. Essa autonomia aumenta o poder de combate à corrupção, porque torna uma segurança jurídica dos profissionais envolvidos na causa investigativa”.
 
REPÓRTER: Você também pode ajudar a garantir a autonomia da Polícia Federal e mostrar para os parlamentares como aprovação da PEC 412 é importante. Para isso, basta assinar a carta do povo brasileiro, elaborada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. O documento pode ser encontrado na internet, no site: adpf.org.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.