SEGURANÇA: Delegados da PF vão apresentar três nomes para Temer escolher novo diretor-geral

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal vão realizar eleição para escolher três nomes que vão ser sugeridos ao presidente em exercício, Michel Temer, escolher o novo diretor-geral da instituição. A escolha do diretor-geral da Polícia Federal é prerrogativa exclusiva do Poder Executivo. Porém, os delegados da PF, que estão em campanha para a aprovação da autonomia administrativa e orçamentária da instituição, esperam que o novo governo aceite as sugestões. A Associação dos Delegados de Polícia Federal vai abrir inscrição para a votação. Qualquer delegado de Polícia Federal pode se candidatar. A eleição está marcada para o fim do mês e os três nomes mais votados serão entregues ao presidente em exercício para que ele escolha o novo diretor-geral da Polícia Federal, como explica o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
 
“Haverá candidaturas. Então, os delegados interessados em ser diretor-geral apresentarão suas candidaturas. Eles passarão por sabatinas e debates entre os delegados, a votação será no dia 30 de maio, a divulgação do resultado no dia 31 de maio na sede da ADPF, em reunião do conselho de diretores da entidade e a entrega dos nomes, dos três delegados mais votados será feito no dia primeiro ao presidente Temer e ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes”.
 
REPÓRTER: Com a troca de governo, os delegados de Polícia Federal esperam que a instituição possa ter mais investimentos. Além disso, de acordo com a ADPF, os delegados da Polícia Federal esperam que o governo Temer apoie a aprovação da autonomia da instituição que está sendo discutida no Congresso Nacional e, que o cargo de diretor-geral passe a ser eletivo e com prazo fixo. O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, lembra que, o novo governo tem que passar a trabalhar de forma imediata para impedir que a falta de investimentos na Polícia Federal comprometa as estruturas da instituição.
 
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
 
“O governo Temer tem que reverter o processo de desmonte da Polícia Federal, tem que garantir a autonomia da instituição, inclusive, apoiando a PEC 412 que trará à Constituição autonomia funcional, administrativa e orçamentária da Polícia Federal, que o cargo de diretor-geral tenha mandato, mandato de três anos. E, nós esperamos que o ministro da Justiça tenha a compreensão da importância da Polícia Federal para a Segurança Pública, para o combate a corrupção, para o combate ao crime organizado”.
 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro a favor da autonomia da Polícia Federal está sendo assinada pela população de todo país. A autonomia é prevista em Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda para ser votada na comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A carta está na internet, no endereço pecdapf.adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.