REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal vão escolher, por meio de uma eleição, três nomes que vão ser levados ao presidente interino, Michel Temer, escolher o novo diretor-geral da instituição. O delegado de Polícia Federal e secretário Adjunto de Defesa Social, de Minas Gerais, Rodrigo Teixeira, é de Belo Horizonte e candidato a lista tríplice. Ele já chefiou a delegacia de Polícia Federal de migração, em Minas Gerais, e esteve à frente da delegacia de repressão a entorpecentes, de Tocantins, entre outras funções. O delegado Rodrigo Teixeira, explica que, se seu nome for escolhido para ser diretor-geral da PF vai atuar para buscar a valorização da carreira de delegado.
SONORA: delegado de Polícia Federal e secretário Adjunto de Defesa Social, de Minas Gerais, Rodrigo Teixeira
“A principal bandeira nossa é um diálogo franco com as entidades de classe. A ADPF, FENADEPOL, dos delgados e resgatar a dignidade do nosso cargo, da nossa carreira, da carreira de delegado. Porque no momento ela se encontra com salário extremamente defasado e a prerrogativa para exercer nossa atividade é inexistente”.
REPÓRTER: A eleição para a formação da lista tríplice que vai ser entregue ao presidente interino, Michel temer, escolher o novo diretor-geral da PF vai ser na segunda-feira, na sede da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, em Brasília. O delegado Rodrigo Teixeira, que é um dos candidatos, defende que o novo diretor-geral da Polícia Federal seja escolhido pela lista tríplice.
SONORA: delegado de Polícia Federal e secretário Adjunto de Defesa Social, de Minas Gerais, Rodrigo Teixeira
“É atitude extremamente salutar. Basta ver outras instituições que nós queremos ter como paradigma de prerrogativas e maneira de trabalhar fazem. O Ministério Público tem uma lista tríplice, a Defensoria Pública já está também trabalhando com o cenário da lista tríplice, a AGU também está querendo trabalhar com esse cenário. Então, é o que há de mais democrático”.
REPÓRTER: Além do delegado Rodrigo Teixeira, de Minas Gerais, a eleição conta ainda com outros oitos candidatos. Marcelo Freitas e William Nascimento, também do estado mineiro; Gesival Gomes e José Roberto Hora, de Santos, e Jerry Oliveira, de Sorocaba, São Paulo; Bergson Silva, de Alagoas; Erika Marena, de Curitiba e, Luiz Carlos Cruz, do Rio de Janeiro. A lista com os três nomes mais votados vai ser entregue ao presidente interino, na terça-feira, dia 31.
Reportagem, Cristiano Carlos