Data de publicação: 13 de Abril de 2017, 22:00h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
...
LOC: A internet é uma ferramenta que nos dias atuais se tornou indispensável para o desenvolvimento de muitas profissões, para o lazer e estudos. Por meio da internet, as informações e a comunicação tornaram-se mais rápidas, ajudando, assim, a vida de milhões de pessoas no mundo. E, em sintonia com essa ferramenta, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, produziram um conjunto de vídeos-aulas para mostrar à população, aos estudantes e aos professores de todo país os aspectos da vida do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O material foi publicado na internet e distribuído para as secretarias estaduais de Educação dos estados com registros altos de infestação do mosquito transmissor, como explica a pesquisadora da Fiocruz, Dra. Denise Valle.
TEC/SONORA: Denise Valle, pesquisadora da Fiocruz,
“O que a gente fez foi entrar em contato com as secretarias estaduais de Educação de 10 dos 13 estados que na época estavam mais infestados. E, com essa associação, esse vídeo ficou disponibilizado para todas as escolas. Foram algumas milhares de escolas que tiveram acesso a esse material.”
LOC: O objetivo dos vídeos-aulas é capacitar os professores para que eles repassassem o conhecimento adquirido aos alunos. Os vídeos foram editados com linguagem simples e de fácil entendimento para que os estudantes, de todas as idades, pudessem entender o ciclo da vida e formas de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Os pesquisadores acreditam que os jovens e as crianças podem levar as informações aos pais, as famílias e, sendo assim, propagar a necessidade de combater o mosquito por toda a cidade. A pesquisadora da Fiocruz, Dra. Denise Valle, lembra que os vídeos devem ser usados em salas de aula e ser assistidos por toda a população, durante todo o ano.
TEC/SONORA: Denise Valle, pesquisadora da Fiocruz, Denise Valle.
“As crianças têm um poder incrível. Elas realmente têm um poder modificador e um poder modificador permanente. A gente começou como campanha, mas hoje temos incorporado essa ideia como um conceito a ser aplicado ao longo do ano todo.”
LOC: Os vídeos-aulas produzidos pela Fiocruz ultrapassaram a marca de 200 mil acessos na internet. Para ter acesso ao material, basta digitar o endereço eletrônico: ioc.fiocruz.br/auladengue. Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev