SAÚDE: Vacinas brasileiras são seguras, de acordo com OMS. Infectologista desmente boatos sobre microcefalia

Infectologista explica que mesmo o boato já tendo sido esclarecido, ainda circula nos meios de comunicação.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O surgimento de boatos sobre as causas da microcefalia levou a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a publicar nota explicando que as vacinas oferecidas nos hospitais públicos brasileiros são seguras. Os boatos que circulavam na internet diziam que a má-formação no cérebro de recém-nascidos foi causada por vacinas vencidas de rubéola que foram aplicadas em gestantes, somente na região Nordeste. A infectologista da Universidade Federal de São Paulo, a  UniFESP Nancy Bellei, explica que esses boatos já foram esclarecidos, e que não há nenhum embasamento científico de que, a vacina contra a rubéola causou microcefalia em bebês.
 
SONORA: Nancy Bellei, infectologista da UniFESP
 
“Isso foi um boato que foi divulgado e já foi esclarecido completamente. Até porque a grande maioria das gestantes nem se tinha esse dado que tivessem tomado essa vacina durante a gravidez. Então isso foi rapidamente esclarecido, mesmo lá na região Nordeste, mas os boatos ás vezes continuam circulando. É uma vacina que a gente não recomenda durante a gravidez, não é aplicada se a mulher está grávida. Mas já aconteceu no passado, e não aconteceram casos de microcefalia.”
 
REPÓRTER: Desde agosto do ano passado, o Brasil tem registrado casos suspeitos de bebês com microcefalia, no Brasil. A doença é uma má-formação na cabeça, onde o bebê desenvolve um crânio menor que o tamanho normal. De acordo com o ministério da Saúde, já é certo que a doença está relacionada ao zika vírus, que é transmitido pelo mosquito aedes aegypt. A OMS divulgou ainda que já outras vacinas, como a contra o tétano neonatal e contra a gripe podem ser aplicadas em grávidas, sem ocasionar em nenhum problema para o bebê ou para a gestante. A infectologista Nancy Bellei, afirma que todas as vacinas brasileiras são seguras.
 
SONORA: Nancy Bellei, infectologista da UniFESP
“As vacinas brasileiras, grande parte delas, são produzidas pelo instituto Butantã, que não só produz vacina para o Brasil, como produz vacinas que são vendidas na América Latina. Então, as vacinas são seguras. O Brasil tem um programa de vacinação extenso. Algumas vacinas são importadas e é um dos países que tem um dos melhores programas de vacinação.”
 
REPÓRTER: A Organização Mundial da Saúde, ainda em nota, reforçou a importância de toda a população seguir o calendário de vacinação. Além disso, até o momento, o governo Federal, em parceria com os Estados Unidos, já iniciou uma série de pesquisas para saber a dimensão que o zika vírus tem tomado e os riscos que são causados por ele.  

 

Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.