SAÚDE: Tratamento completo é eficaz contra Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Em 2016, cerca de 66 mil pessoas tiveram Tuberculose. O tratamento da doença tem grandes chances de sucesso caso seja feito durante seis meses. Nos últimos anos, cerca de 10% das pessoas abandonaram o tratamento. Um dos desafios do Ministério da Saúde é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento completo.
Os pacientes devem procurar a rede pública de saúde se tiverem tosse por mais de três semanas, perda de peso e cansaço frequente. Assim que comprovada a doença, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, como explica a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki.

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

“Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento tem que ser feito o mais precocemente possível, porque quando tratamos o individuo deixa de contaminar outras pessoas nas próximas duas semanas. Então, para proteger seus familiares e sua rede de contatos é recomendável que se inicie o tratamento o mais precocemente possível. Além disso, o tratamento faz com que as condições clínicas do indivíduo se revertam rapidamente, o paciente volta a ganhar peso, volta a ater mais disposição para o trabalho”.

LOC: A meta do Ministério da Saúde é diminuir os casos de Tuberculose para 10 a cada 100 mil habitantes até 2035. Foram 32 pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes em 2016, mas o número diminuiu 14% entre 2007 a 2016.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, garante que a rede pública de saúde tem totais condições de combater a doença.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“É importante identificar a doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Então fazemos aqui um apelo aos familiares, aos amigos das pessoas portadoras de Tuberculose que estimulem as pessoas a buscar o tratamento.”

LOC: Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas no site: saude.gov.br. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.