SAÚDE SUPLEMENTAR: ANS suspende comercialização de 65 planos de saúde nesta sexta-feira

A ação é resultado do 11º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 02'15''

REPÓRTER: A partir desta sexta-feira, 65 planos de saúde de 16 operadoras vão estar suspensos por desrespeito aos prazos máximos de atendimento e por negativas indevidas de cobertura. Por outro lado, 81 planos que tiveram comprovada a melhoria no atendimento ao cidadão, nos últimos três meses, serão reativados. A ação é resultado do 11º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento realizado pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. A especialista em Regulação da ANS, Denise Domingues, explica que o consumidor tem papel fundamental no monitoramento dos planos de saúde:

SONORA: especialista em Regulação da ANS - Denise Domingues

"Essa medida protege diretamente os consumidores dos planos com comercialização suspensa e também, indiretamente, aqueles que estão procurando um novo plano de saúde, já que não correrão o risco de entrar num plano que esteja com problema de atendimento. Esse programa da ANS precisa da parceria do consumidor que deve, após procurar sua operadora e não ter o atendimento adequado oportuno, reclamar junto à ANS." 

REPÓRTER: A produtora de eventos, Mari Cunha, já passou por vários constrangimentos com um plano de saúde. Ela conta que agora vai ser mais vigilante:

SONORA: produtora de eventos - Mari Cunha

"Meu plano de saúde era considerado um dos melhores do mercado e, do ano passado pra cá, ele deixou muito a desejar. Já passei por constrangimentos em clínicas, já passei por constrangimento no hospital na área de emergência, o plano estava sendo aceito e de repente não estava mais. Eles não mandam nenhuma correspondência, avisando que está cortando determinado benefício para o consumidor, você só se depara na hora de utilizar. Então a partir de agora com o conhecimento da ANS, eu vou começar procurar a ANS para verificar meus direitos e também para denunciar essas causas."     

REPÓRTER: Para conhecer a lista dos planos de saúde suspensos e reativados ou denunciar alguma operadora, acesse o site da ANS. O endereço é: www.ans.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.