SAÚDE: Sousa, Alagoa Grande, Guarabira e Uiraúna (PB) preocupam com casos de Zika e Chikungunya

A Paraíba notificou em 2016 mais de 25 mil casos de Zika e Chikungunya. Os municípios mais afetados foram Alagoa Grande, que teve mais de 800 casos, Sousa com mais de 600, Guarabira com mais de 500 e Uiraúna com mais de 400. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Paraíba notificou em 2016 mais de 25 mil casos de Zika e Chikungunya. Os municípios mais afetados foram Alagoa Grande, que teve mais de 800 casos, Sousa com mais de 600, Guarabira com mais de 500 e Uiraúna com mais de 400. As duas doenças preocupam as autoridades de saúde devido às consequências que podem trazer. Como a região Nordeste sofre com a estiagem, grande parte da população armazena água nos mais diversos tipos de depósitos. O coordenador da vigilância ambiental de Alagoa Grande, João Jacson, ressalta os cuidados que todos devem ter para combater o mosquito transmissor, o mesmo da Dengue, nessas situações.

TEC./SONORA: João Jacson, coordenador da vigilância ambiental

“A nossa população precisa estar bem atenta à cobertura dos nossos depósitos de água. E, aos primeiros indícios de larva e foco do mosquito, não esperar que o agente chegue e passe em sua casa para limpar, ele mesmo pode eliminar essa água, pode virar o que está no depósito. Com uma escova, água e sabão lavar as paredes dos depósitos esfregando e eliminando os ovos. E assim colocando novamente água e mantendo fechado para que o mosquito não tenha acesso. É simples. A gente não pede que as pessoas façam grandes coisas, apenas que cuidem de suas casas. Guardar água é necessidade nossa, mas precisamos de água limpa.”

LOC.: O Ministério da Saúde lembra que ainda não há vacina e remédio para a Dengue, Zika e Chikungunya. A única forma de combater o mosquito é eliminando possíveis criadouros. Separe um dia da semana para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. E é preciso mais atenção. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, alerta para o aumento de Chikungunya em todo o país em 2017.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“A nossa previsão é de estabilidade em casos de Dengue, estabilidade nos casos de Zika e aumento em casos de Chikungunya, esta é a previsão do Ministério. Nós estamos fazendo todo o esforço para combater o mosquito, porque ele é o nosso problema nos três casos. Então, a ideia é ampliar o combate e acredito que este ano temos mais tecnologia para combater essa epidemia.”

LOC.: Não deixe que o mosquito continue marcando vidas em nosso país. Faça parte deste combate. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.