SAÚDE: Saiba quais são os tipos de Dengue e como é o tratamento da doença

...

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Dengue é uma doença infecto contagiosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Existem quatro tipos da doença, entre eles a Dengue hemorrágica, o mais grave. O infectologista Tarquino Sanches trabalha no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, e esclarece algumas dúvidas. Como é o tratamento da dengue?

TEC/SONORA: Tarquino Sanches, infectologista

''A Dengue não tem um tratamento específico, não é como amidalite, que você toma um medicamente específico para matar o 'estequitropol'. A Dengue é uma doença que precisa combater os sintomas, isto é, você tem dores musculares, toma uma energético. Não tomar anti-inflamatórios , isto é importante, apenas energéticos, sejam eles a dipirona ou paracetamol''.

LOC: Mesmo com sintomas conhecidos, é importante ir ao médico em caso de Dengue?

TEC/SONORA: Tarquino Sanches, infectologista

“De preferência, é importante ir para o médico para certificar-se de que realmente trata-se de uma doença viral, porque muitas outras doenças infecciosas que indicam que é o quadro da Dengue. Então, é bom às pessoas visitarem os postos de saúde na parte inicial quando está um pouquinho com sintomas, consultar o profissional da saúde para realmente certificar que se trata de Dengue.”

LOC: A Dengue hemorrágica é muito perigosa?

TEC/SONORA: Tarquino Sanches, infectologista

“A Dengue hemorrágica, como eu contei na entrevista, é pacientes que já tiveram anteriormente Dengue, porque você sabe que enquanto o sorotipo do vírus da Dengue ou o sorotipo 1 ou 2 e 3 e 4, então o paciente está sucessivo a pegar Dengue 4 vezes durante na vida dele e cada vez que você pegar a Dengue, geralmente esta é a resposta imunológica ampliada que a gente chama, isto é uma acervação é uma resposta imunológica que pode desencadear quadros de Dengue, de Dengue grave, a Dengue hemorrágica, e são nessas situações é importante o paciente ficar em alerta, a sinais que podem aparecer na pele, umas manchinhas vermelhas, e se está com sintomas que eu acabei de comentar, principalmente dores articulares, dores musculares e febres, é recomendado urgente, procurar a assistência médica.” 

LOC: O Aedes aegypti pode estar na sua casa, na do vizinho ou na rua, e além da Dengue ele também transmite Chikungunya e vírus Zika. Só combatendo ele é que você vai evitar essas doenças. Saiba como acabar com o mosquito acessando combateaedes.com.br

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.