SAÚDE: Saiba quais os períodos mais críticos para a doação de sangue

As festividades juninas são um desses eventos do calendário brasileiro que prejudica os estoques

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Tentar contornar situações críticas. Essa é uma missão constante para os Hemocentros de todo o Brasil. É o que afirma Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. O especialista revela que a situação fica ainda mais complicada em determinados períodos do ano, quando as doações diminuem. As festividades juninas são um desses eventos do calendário brasileiro que prejudica os estoques. No estado da Bahia, por exemplo, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia estadual, Hemoba, estima que para atender a demanda desta época é necessário aumentar o número de doações em até 25%. Flávio Vormitragg detalha quais outros períodos afetam o estoque de sangue das unidades.
 
TEC./SONORA: Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
 
“Na verdade, nós estamos sempre abaixo do preconizado. Existem épocas em que as doações diminuem. Além das que eu comentei, de férias e feriados prolongados, os meses mais frios também sofrem com a diminuição de doações. Então os níveis de doações diminuem, fazendo com que sejam necessárias campanhas e apelos dos hemocentros e da mídia para chamar, convocar, pedir, para as pessoas doarem sangue. O ideal é quem doa sangue, deve fazer isso de maneira regular.”
LOC.: Profissional da área de saúde, Ernesto da Rocha é farmacêutico, tem 49 anos e mora no bairro de Parangaíba, em Fortaleza. Doador desde os 18 anos, ele acumula, ao todo, quase 50 doações de sangue. Ernesto afirma que baseia seu calendário de doações para os períodos mais complicados.
 
TEC./SONORA: Ernesto da Rocha, farmacêutico.
 
“Eu procuro sempre adequar o meu calendário para que eu faça doações nos períodos de festa, que concentram uma maior necessidade de sangue, como Carnaval, Natal, Semana Santa, São João, virada do ano. Então, nessas datas comemorativas mais significantes eu sempre estou doando sangue. ”
 

LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 69 anos, ter boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.