SAÚDE: Quase dois mil casos de Chikungunya são confirmados nos municípios da terceira regional do Ceará

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Em 2016 foram registrados quase dois mil casos de Chikungunya somente nos municípios de Pentecoste, Caucaia e São Gonçalo do Amarante, localizados no norte do Ceará. Só na cidade de Pentecoste foram quase mil casos de Chikungunya. De acordo com a secretaria de Saúde do município, a maioria dos focos é encontrada em recipientes que armazenam água nos bairros Acampamento, Planalto, Pedreira, São Francisco e Serrote. O coordenador da vigilância sanitária de Pentecoste, Francismar Nogueira, lembra que o combate ao mosquito que além da Chikungunya, também transmite Dengue e Zika, não é uma tarefa só da Prefeitura.

TEC./SONORA: Francismar Nogueira, coordenador da vigilância sanitária

“O nosso pedido é o que? Se a população não fizer a parte dela, fica difícil somente o agente de endemias fazer o trabalho correto. Porque tem muitas casas que a endemia vai uma vez, está com foco, quando ela retorna, o foco existe e volta pela terceira vez e o foco persiste. Não tem como, o principal responsável por manter o quintal limpo é o proprietário da casa. Então, o que falta realmente é maior orientação dos agentes de endemias para conscientizar a população. E a população também criar maior senso de responsabilidade”.

LOC.: Além dos casos de Chikungunya, 56 pessoas tiveram Zika no ano passado em Pentecostes. Na casa do agente administrativo Francisco Thiago, de 23 anos, que mora no bairro 15 novembro, todo mundo teve Chikungunya. Francisco conta o que sentiu.

TEC./SONORA: Francisco Thiago, 23 anos, agente administrativo

“Um dia eu tava normal, ai no outro dia quando acordei, o que começou a doer foi a junta das minhas mãos, ai tive uma leve dor de cabeça, corpo meio avermelhado. Acho que passei umas duas semanas sentindo dor de cabeça, até que fiquei bom. Mas o que mais me incomodava era a dor nas juntas dos dedos das mãos. Lá em casa a gente deu uma geral, cobriu a caixa com tela, colocou tela também nas janelas, porque todo mundo lá em casa pegou”.

LOC.: Pentecoste tem trinta e três agentes de saúde, que visitam residências e outros imóveis a cada dois meses. Mas você não pode deixar para ter cuidado com o mosquito somente quando o agente visitar a sua casa. Tire um dia da semana para eliminar os focos e criadouros na sua casa e rua. Saiba mais sobre as ações de combate no site do Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes. 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.