SAÚDE: Problemas neurológicos não podem ser causados pelo vírus Zika, afirma Fiocruz

A fundação afirma que a população deve ficar atenta para não cair em boatos, ainda mais num momento como este, com tantas ocorrências de pacientes infectados pelo vírus

Salvar imagem

REPÓRTER: O Zika vírus não provoca danos neurológicos em crianças menores de sete anos e em pessoas idosas.  É o que diz a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Por meio de nota a entidade informou que, até o momento, não existe nenhuma comprovação científica que ligue problemas neurológicos em crianças e idosos ao Zika vírus. Nesta semana, circularam mensagens em grupos de WhatsApp atribuindo possíveis doenças neurológicas ao vírus Zika.
 
No entanto, de acordo com a Fiocruz, o Zika pode provocar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em qualquer paciente, independentemente da idade, assim como outros vírus, como varicela, enterovírus e herpes.
 
A fundação afirma que é importante que a população busque informações sobe a doença em fontes seguras e confiáveis, ainda mais num momento como este, com tantas ocorrências de pacientes infectados pelo vírus. A Fiocruz destaca que está trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde na investigação da doença.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.