SAÚDE: Primavera reforça necessidade de combate ao Aedes aegypti, alerta Fiocruz

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com a chegada da primavera, as temperaturas voltam a subir e as chuvas tendem a aumentar. Essas são as condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika. Com esse cenário, a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, reforçou a necessidade dos cuidados para evitar que o Aedes se multiplique.
 
A Fiocruz lembra que a população tem um papel fundamental para evitar epidemias e surtos das doenças transmitidas pelo mosquito. Por isso, é importante eliminar todos os recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bandejas de ar-condicionado e calhas. Também é importante deixar vedados locais como caixas d’água, tonéis e outros objetos que armazenam água.
 
Essas medidas são necessárias porque a fêmea Aedes aegypti deposita os ovos em lugares de água parada. Em pouco mais de uma semana, centenas de novos mosquitos podem chegar à fase adulta, quando podem transmitir doenças. Em um período de um mês, são aproximadamente mil e 500 ovos.
 
A Fiocruz também lembra que fazer uma checagem em casa uma vez por semana, por 15 minutos, é uma medida eficaz para eliminar possíveis focos do mosquito.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.