SAÚDE: País registra crescimento no número de transplantes de órgãos

...

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Brasil avançou no transplante de órgãos. Entre janeiro e julho deste ano, foram feitos 12 mil transplantes, segundo dados do ministério da Saúde. Esses procedimentos ocorreram graças a 1.438 doadores – um recorde, segundo o governo. O número de doadores no primeiro semestre representa um crescimento de 7,4 por cento em relação ao mesmo período de 2015.
 
Mesmo com o aumento, quase metade das famílias brasileiras ainda rejeita a doação de órgãos de um parente, de acordo com o ministério. No País, autorização para o ato é concedida pelos familiares, após a morte encefálica.
 
Para estimular cada vez mais a população a ser doadora de órgãos e fazer com que o Brasil alcance anualmente a meta  de 14,4 doadores por milhão da população, a campanha nacional de doação foi lançada, no último dia 17, no Rio de Janeiro, durante as Paralimpíadas. Com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a divulgação é estrelada por atletas transplantados e marca o mês de comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro.
 

Reportagem, Tayssa Bryto

Receba nossos conteúdos em primeira mão.