SAÚDE: OMS reforça baixo risco de propagação de Zika nas Olimpíadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Organização Mundial da Saúde, OMS, ressaltou que o risco de que o vírus Zika se propague internacionalmente durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 é muito baixo. Em reunião do Comitê de Emergência, em Genebra, os membros da organização internacional lembraram que as Olimpíadas e as Paralimpíadas vão ser realizadas no inverno, período em que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti atingem o menor índice.
 
A preocupação com o Zika é porque ele pode causar microcefalia em bebês se a mãe for infectada pelo vírus durante a gravidez. De acordo com o Ministério da Saúde, a microcefalia já atinge mais de mil e 500 bebês no Brasil. O Aedes aegypti também é o transmissor da dengue e da febre chikungunya É por isso que o secretário-executivo do ministério da Saúde, Antônio Nardi, pede para que os brasileiros eliminem os criadouros do mosquito de dentro de casa.
 
SONORA: Antônio Nardi, secretário de Viligância em Saúde
“Elimine totalmente da sua casa, do ambiente do trabalho, do ambiente do convívio social, todo e qualquer recipiente que possa, no futuro, juntar água parada. Vistorie a sua casa e fique atento a todos os lugares que podem se tornar criadouros do mosquito. Envolva também seus colegas e ações de combate ao mosquito para que não deixemos ele nascer, sobretudo, porque o Aedes é mais ativo durante o dia, período em que a maioria das pessoas está no trabalho".
 
REPÓRTER: De acordo com a Organização Mundial de Saúde,não há motivos para se ter receio em relação a viagens e comércio com países, regiões ou territórios em que há transmissão do vírus Zika. Para saber dicas sobre como você pode ajudar na batalha contra o Aedes aegypti, acesse: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.