SAÚDE: Novos registros de febre amarela em Minas Gerais estão em desaceleração, afirma secretário

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O número de casos suspeitos de Febre Amarela no leste de Minas Gerais chegou a 1.055, até o início desta semana. Os dados foram divulgados pelo ministério da Saúde, que confirmou o diagnóstico da doença em 235 pessoas. De acordo com o ministério, 79 mortes causadas pela Febre Amarela já foram confirmadas. Outros 98 óbitos seguem em investigação. Só no município de Teófilo Otoni, por exemplo, foram notificadas 17 mortes por febre amarela. sete delas já foram confirmadas. A atendente de tele entrega de farmácia, Vera Lúcia, de 49 anos, que mora nesse município, está preocupada com essa situação e ressalta a importância de a população se prevenir da doença por meio da vacina.

TEC./SONORA:
Vera Lúcia, atendente de tele entrega.

“Pelo fato do que as pessoas estão passando, muita gente já veio a óbito, é muito importante tomar essa vacina. E também para se prevenir de outras pessoas que vêm de outras cidades. Nós também vamos para outras cidades. Por isso é bom se prevenir, para evitar transmissão para outras pessoas.”

LOC.: Na comparação com os dados do último boletim, divulgado no final da semana passada, o número de notificações desta semana teve uma elevação de 23 casos. Mesmo assim, o secretário estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz, afirma que já possível observar um declínio nas notificações de novos casos de Febre Amarela, no estado.

TEC./SONORA: Sávio Souza Cruz, secretário de Saúde de Minas Gerais.

“A gente observa um declínio na entrada de novos casos, sinalizando que toda essa operação de guerra que foi montada pelo governo de Minas, que todo esse esforço vem tendo efeito. E, nós já podemos anunciar que o número de novos casos vem declinando.”

LOC.: O declínio no número de novos casos, conforme o secretário, é resultado de diversas ações de prevenção promovidas pela secretaria estadual de Saúde e pelo ministério da Saúde. Somente em janeiro, mais de dois milhões de doses da vacina contra a Febre Amarela foram enviadas para as áreas endêmicas do leste do estado, como Governador Valadares, Diamantina, Manhumirim, Teófilo Otoni, Caratinga e Coronel Fabriciano. Um milhão e quatrocentas mil doses da vacina foram distribuídas para as demais Regionais de Saúde de Minas Gerais.Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.