SAÚDE: Mutirão deve oferecer mais de 9 mil procedimentos médicos em todo país, nesta quarta-feira (31)

Alguns procedimentos vão ser direcionados para a população em geral, e não apenas para os pacientes do SUS.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Uma ação que envolve 39 hospitais universitários federais de todas as regiões do país pretende dar atendimento a mais de nove mil pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS. Os procedimentos, que vão ser feitos em um único dia, fazem parte do segundo Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
De acordo com a instituição, a previsão é de que sejam realizadas 668 cirurgias em 16 especialidades, cerca de quatro mil exames referentes a 31 especialidades, e mais de três mil consultas em 30 especialidades.
A coordenadora de Formação Profissional da Área de Ensino e Pesquisa da EBSERH, Caroline Valero, explica qual é o objetivo dessa iniciativa.

TEC./SONORA: Caroline Valero, coordenadora de Formação Profissional da Área de Ensino e Pesquisa da EBSERH

“São atendimentos voltados à cirurgia, exames e consultas com o objetivo de reduzir a fila de espera desses hospitais e a fila da rede SUS. Na parte de cirurgia, por exemplo, nós temos cirurgia ambulatorial, algumas cirurgias plásticas reparadoras, nós temos cirurgia de catarata, cirurgia do aparelho digestivo.”

LOC.: Caroline ressalta ainda que, durante o mutirão, alguns procedimentos vão ser direcionados para a população em geral, e não apenas para os pacientes do SUS.

TEC./SONORA: Caroline Valero, coordenadora de Formação Profissional da Área de Ensino e Pesquisa da EBSERH

“Nós temos também ações educacionais. Então nossos hospitais estarão oferecendo avaliações oftalmológicas, por exemplo, exames de glicose e aferição arterial. Então, para essas ações educacionais, qualquer pessoa será atendida.”

LOC.: A primeira edição do mutirão, que foi em novembro do ano passado, contou com 3.649 atendimentos. Segundo a EBSERH, nesta edição, o número de pacientes deve se aproximar de 10 mil.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.