SAÚDE: Ministério da Saúde já tem empresa para fornecer repelentes para gestantes

Salvar imagem

LOC: Futuras mamães, inscritas no programa Bolsa Família, podem ficar mais tranquilas. É que o Ministério da Saúde já abriu as propostas apresentadas no Pregão Eletrônico para compra de repelentes que serão distribuídos para as gestantes inscritas no Programa do Governo Federal. A ação visa proteger as gestantes do mosquito que transmite o vírus Zika, que pode causar microcefalia nos bebês. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, quer entregar os repelentes no início do verão.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“Foi uma decisão do Governo, proteger as gestantes do Bolsa Família com repelentes gratuitos. O verão começa no dia 21 e nós queremos estar podendo entregar os repelentes para essas mães do Bolsa Família. São 480 mil gestantes que estão no Bolsa Família.”

LOC: Segundo o Ministério, vinte e três empresas participaram do pregão e a primeira colocada apresentou preço abaixo da metade do valor estimado no Pregão. O Ministério estimava um gasto de 208 milhões e a empresa apresentou preço de 82 milhões para o total de repelentes previstos no Edital.

A quantidade de repelentes necessária foi calculada pelo número de horas de proteção que o produto oferece. Vence o Pregão aquela empresa que apresentar o melhor preço para as quase seis mil e quinhentas horas de proteção que cada mamãe necessita nos nove meses de gestação. O secretário-executivo do ministério da Saúde, Antônio Nardi, destaca que os repelentes terão um papel duplo.

 

TEC/SONORA: Antônio Nardi, secretário-executivo do ministério da Saúde.

 

“Essas gestantes poderão estar se prevenindo mas, principalmente, prevenindo que novas crianças nasçam com o problema da Microcefalia”.

 

LOC: Neste momento, o processo encontra-se em fase de análise da proposta e documentos de habilitação para comprovação dos requisitos exigidos para este tipo de compra por parte do Governo Federal. A previsão é que a empresa vencedora inicie a distribuição dos repelentes em até 15 dias após a assinatura de contrato com o Ministério da Saúde. Saiba mais no site do ministério da Saúde, saude.gov.br/combateaedes.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.