SAÚDE: Ministério da Saúde investe em supercomputadores para integrar dados de pacientes do SUS

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: O Ministério da Saúde investiu 67 milhões de reais para comprar três supercomputadores de monitoramento, com o objetivo de melhorar o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. A tecnologia, que garante um armazenamento 10 vezes maior de dados, vai permitir que todos os sistemas de informática da saúde sejam unidos para processar e lançar informações diariamente no SUS.
 
De acordo com o Ministério, a compra dos aparelhos vai contribuir para a redução de gastos públicos, com manutenção dos sistemas e melhoria da gestão da saúde. Além disso, o cidadão também será beneficiado já que, em breve, terá atendimento mais ágil por meio do prontuário eletrônico. Por isso, as unidades básicas de saúde têm até o dia 10 de dezembro para adotar o prontuário. Com a plataforma digital, todos os serviços de saúde da cidade poderão acompanhar o histórico, os dados e os resultados de exames dos pacientes.
 
A implantação desta nova plataforma também deve proporcionar uma economia estimada de 10 a 20 por cento dos gastos com Atenção à Saúde. Isso significa uma economia de sete a 14 bilhões por ano.
 
Com informações do Portal Saúde, reportagem, Tayssa Bryto 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.