SAÚDE INDÍGENA: Ação do Ministério da Saúde deve vacinar cerca de 120 mil indígenas

...Cerca de 120 mil indígenas devem ser vacinados contra diversas doenças em todo o País. Para isso, o Ministério da Saúde já disponibilizou para os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, mais de 183 mil doses de vacinas como: hepatite A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia e meningite.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: Cerca de 120 mil indígenas devem ser vacinados contra diversas doenças em todo o País. Para isso, o Ministério da Saúde já disponibilizou para os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, mais de 183 mil doses de vacinas como: hepatite A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia e meningite. A ação que começou nesse sábado faz parte do Mês de Vacinação da População Indígena e integra a Semana de Vacinação nas Américas, liderada pela OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde desde 2005. O mês de vacinação vai ocorrer junto a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, faz um chamamento para a vacinação e reforça a importância da imunização para população indígena. 
 
SONORA: secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves
 
“Hoje é um dos mecanismos mais eficientes, eficazes de prevenção de doenças. Portanto, vem aí como um grande reforço. E considerando que o indígena vive em locais longe da comunidade mais urbana, portanto, com grande possibilidade, quando faz esse trajeto para buscar algum tratamento na cidade, que ele possa está adquirindo alguma dessas doenças por contaminação. E considerando que eles também, em função desse modo de vida, eles tem a sua própria resistência imunológica de resistência de defesa do próprio corpo diminuída. Portanto, aí a importância dessa grande campanha que começou no sábado, dia 25. Portanto, eu quero convidar os caciques, as lideranças indígenas, as mães e pais indígenas, os jovens que estão nas escolas, os professores que trabalham nas aldeias para que aproveitem esse mês para discutir com as comunidades a importância da proteção à saúde que a vacinação traz para as pessoas indígenas”. 
 
REPÓRTER: O Mês de Vacinação da População Indígena começou nesse último sábado, dia 25, e vai até o dia 25 de maio. Além da participação de mais de dois mil profissionais da saúde na mobilização, o Ministério da Saúde vai investir mais de três milhões de reais na ação. Para se vacinar o indígena só precisa apresentar a carteira de vacinação.
 
Reportagem, Alexandre Penido
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.