SAÚDE: Hospitais paulistas usam redes sociais para orientar população sobre diagnóstico da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Federação dos hospitais, clínicas e laboratórios do Estado de São Paulo, a FEHOESP, realiza uma campanha para que os médicos e a população saibam  como diagnosticar e prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. Por meio das redes sociais, a campanha divulga a necessidade de exterminar os focos do mosquito e passa informações sobre como identificar casos que podem ser de Dengue, Chikungunya ou Zika e o que fazer em cada caso, como explica Yussif Ali Mere Júnior, que é médico e Presidente da Federação dos Hospitais:
 
TEC/SONORA: Yussif Ali Mere Júnior, médico nefrologista e presidente da FEHOESP
 
“A nossa grande arma é a informação para evitar focos de proliferação do mosquito. É por isso que a campanha é capilarizada em todos os serviços de saúde que vão produzir cada vez mais informação. E informação é fundamental para que as pessoas procurem ativamente focos em suas casas.”
 
LOC: O médico infectologista e professor da Universidade de São Paulo, Roberto Focaccia,  destaca a importância do treinamento para diagnóstico dos profissionais que estão na linha de frente no atendimento aos pacientes, tanto na rede pública quanto na particular.
 
TEC/SONORA: Roberto Focaccia, infectologista
 
“Essas arboviroses que estão acontecendo no Brasil, especialmente Zika, Chikungunya e Dengue se confundem muito do clínico e do ponto de vista laboratorial. Com exceção da Dengue, que é fácil o diagnóstico laboratorial, as outras duas podem provocar falsos resultados positivos ou negativos. Essas arboviroses cruzam entre si e tudo isso pode atrapalhar o diagnóstico de certeza. Mas do ponto de vista clínico, existem algumas coisas que sugerem que sejam uma coisa ou outra. Por exemplo, a Chikungunya dá uma lesão nas articulações muito intensa e o indivíduo sente muita dor e inchaço.”

LOC: Para conhecer a  campanha  da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, você pode procurar no facebook ou no site da entidade. Digite FEHOESP, com H e P mudos, ponto org ponto BR. E para obter todas as informações sobre as formas de combate ao Zika, Dengue e Chikungunyao Ministério da Saúde disponibilizou o portal saude.gov.br/combateaedes

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.