SAÚDE: Governo mobiliza estados e municípios no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: O Dia Nacional de Combate ao Mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika mobilizou pessoas e instituições em todo o país nesta sexta-feira. Ações integradas e simultâneas aconteceram em todos os estados. Governo Federal, estados e municípios convocaram a população para uma faxina geral no país, buscando eliminar todos os possíveis focos do mosquito.


Ministros de Estado e autoridades do Governo Federal deram o exemplo. Eles visitaram várias capitais do País chamando a população para a luta contra o mosquito. E lutar contra o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika significa, em primeiro lugar, acabar com tudo o que possa juntar água parada, como resume o ministro da Saúde, Ricardo Barros:


TEC/SONORA
 Ministro da Saúde, Ricardo Barros


“Se não tem o foco, não tem o mosquito. Se não tem o mosquito, não tem a doença. Então estamos fazendo essa mobilização permanente, antes do verão, que é o período em que os mosquitos mais se proliferam. Vamos juntos todos. (...) Todas as sextas-feiras as escolas, no final das aulas, orientar e motivar os alunos. As empresas, no final do expediente, motivar os funcionários. Todos fazerem a buscas dos focos nas escolas, nas empresas e nas casas, cada um nas residências e nas áreas públicas que cada um frequenta nos bairros.

 

LOC: O ministro Ricardo Barros participou de ações no estado do Paraná. Em Curitiba e região metropolitana ele visitou residências e uma escola estadual. Na capital do estado o ministro entregou sete carros que serão usados no combate ao mosquito.

O Governo Federal está investindo mais de oito milhões na aquisição de cento e cinquenta carros que serão distribuídos a todos os estados do país. Para saber como você pode fazer parte desse grande mutirão nacional todas as sextas-feiras, acesse saúde.gov.br/combateaedes.

Reportagem, Max Gonçalves

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.