SAÚDE: Estudo reforça relação entre Zika vírus e microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Um estudo divulgado pela revista científica The Lancet e reforça a relação ente o vírus Zika e casos de microcefalia em bebês cujas mães foram infectadas durante a gravidez. A pesquisa, encomendada pelo Ministério da Saúde brasileiro, examinou crianças nascidas com microcefalia e sem a malformação e concluiu, por exames de laboratório, que a infecção pelo Zika tem forte relação com os casos de crianças com microcefalia.
 
Entre as recomendações dos pesquisadores, está o alerta às autoridades de saúde em todo o mundo para o risco de uma epidemia global de microcefalia e outras complicações ligadas ao vírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus já foi detectado em 61 países, a maioria deles, nas Américas.
 
O Brasil é pioneiro no estudo da relação do Zika com a microcefalia e conta com parceiros internacionais nas investigações sobre o vírus. O estudo, por exemplo, foi feito em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade Federal de Pernambuco e a Organização Pan-Americana da Saúde, entre outras instituições.
 
A melhor forma de se prevenir contra o vírus é combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor não só do Zika, mas também da dengue e da febre chikungunya.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.