SAÚDE: Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti mataram quase 800 pessoas, em 2016, no Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Pelo menos 794 pessoas morreram no Brasil, em 2016, vítimas da Dengue, Zika e da Chikungunya, as três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os dados foram divulgados pelo ministério da Saúde, no último boletim epidemiológico, de dezembro do ano passado.

A maior parte das mortes foi provocada pela Dengue, com 629 óbitos. Ao todo, foram notificados quase um milhão e quintos mil casos prováveis da doença, totalizando uma incidência 731 casos a cada 100 mil habitantes.

A Chikungunya também registrou grande incidência de casos prováveis, em 2016, com a notificação de mais de duzentos e cinqüenta e cinco mil casos, com uma taxa de incidência de 129,9 casos para cada 100 mil habitantes. 159 pessoas morreram vítimas da doença. Em 2015 foram 14 óbitos.

Em relação ao Zika, foram registrados 215 mil casos prováveis de febre pelo vírus no país. Ao todo, foram confirmados laboratorialmente seis mortes pela doença. Em mulheres grávidas, foram registrados 16.923 casos prováveis, sendo 10.820 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial.

As três doenças são perigosas e tem sintomas parecidos. Para saber diferenciá-las, o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz, explica a particularidade de cada uma.

SONORA:
Kleber Luz, Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia
“As três doenças são transmitidas pelo mosquito, mas a Zika tem a transmissão sexual, isto é importante, principalmente para as mulheres na idade reprodutiva, porque elas podem se contaminar com o vírus da Zika por uma relação sexual desprotegida, porque ela pode engravidar e junto com a gravidez vir o vírus da Zika, isto é muito ruim. Isto é um aspecto importante quanto a diferença das três doenças. A Dengue continua sendo aquela doença que pode matar uma pessoa ao final de quatro a cinco dias por desidratação e complicações decorrentes da doença. Do ponto de vista prático, seria: uma doença que dá mancha e muita coceira é Zika, a doença que dá muita dor muscular e dor de cabeça é Dengue, e a doença que dá dor articular intensa, seria a Chikungunya. Mas obviamente que o médico é aquele profissional habilitado para fazer a diferença clínica entre as três doenças. O que importa é que se a pessoa tem uma doença febril, tem manchas e/ou dor no corpo, ela pode ter qualquer uma das três doenças.”

REPÓRTER:
Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. Se você quer saber mais sobre Dengue, Zika e Chikunguya acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.