SAÚDE: Distrito Federal inicia teste de vacina contra Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A vacina contra a Dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, começou a ser testada no Distrito Federal. No total, mil e duzentas pessoas, de dois a cinquenta e nove anos, foram imunizadas com uma dose única, e agora, serão monitorados por cinco anos. O DF é a última unidade federativa a participar dos testes. Ao todo, dezessete mil voluntários, de treze cidades brasileiras, vão participar da imunização. De acordo com o diretor substituto do Instituto Butantan, Marcelo de Franco, existem outros países interessados nos resultados destes testes.

SONORA: Diretor substituto do Instituto Butantan, Marcelo de Franco

“Nós temos empresas dos Estados Unidos, da Índia, da China, querendo ver como estão evoluindo estes testes que a gente está fazendo de fase 3, porque eles tem intenção de nos auxiliarem neste tipo de atividade.”

REPÓRTER: Se forem confirmados resultados positivos, será uma contribuição valiosa para a saúde pública. O valor do investimento feito pelo Ministério da Saúde para o desenvolvimento desta vacina foi de cem mil reais. E para Marcelo de Franco, este investimento auxiliou e muito o Instituto Butantan.

SONORA: Diretor substituto do Instituto Butantan, Marcelo de Franco

“Tem um investimento muito grande do Ministério da Saúde nesta vacina. Eles estão colocando inicialmente 100 milhões de reais para fazer este estudo de fase 3, o que nos auxiliou muito nesta fase deste estudo que é extremamente caro. A ideia é nós formarmos uma rede de centros e este dinheiro é para isto, para você capacitar esta rede, para você aparelhar esta rede e você tornar esta rede o mais funcional possível para este estudo de cinco anos.”

REPÓRTER: Ana Carolina Esteves da Silva, de 24 anos, foi voluntária nos testes aqui no Distrito Federal e disse que esta forma de contribuir ajuda a trazer benefícios para a população.

SONORA: Ana Carolina Esteves da Silva, voluntária

“É importante. Inclusive, eu acho que todos que tiverem aptos e que tiverem dentro dos critérios poderiam participar porque é uma coisa que vai trazer so benefícios”.

REPÓRTER: A secretaria de Saúde do DF registrou quase vinte mil casos confirmados de Dengue desde o início de 2016. Desses, 17.760 referem-se a residentes de Brasília e 2.104, de outras unidades da Federação. Seis regiões administrativas tiveram maior incidência de infectados: Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Taguatinga, Planaltina e Samambaia.

A pasta também informou que vai auxiliar no acompanhamento dos pacientes imunizados. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.