SAÚDE: Diretora-geral da OMS chega hoje ao Brasil para discutir combate ao Zika

Margareth Chan, vai se reunir com ministros de diversas pastas que estão envolvidas no combate à epidemia do vírus Zika. A diretora da OMS deve visitar Pernambuco, estado que registra o maior número de casos de microcefalia possivelmente associados ao vírus.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, a OMS, Margaret Chan, chega ao Brasil na tarde desta terça-feira para acompanhar e propor ações contra a epidemia do vírus Zika no país. Margaret Chan vai desembarcar em Brasília, onde será recebida pela presidenta Dilma Rousseff. Ao longo do dia, a diretora da OMS deve se reunir com ministros de diversas pastas que estão envolvidas no combate à epidemia do vírus Zika, como o Ministro da Saúde, Marcelo Castro e o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
 
De Brasília, Margaret Chan deve seguir para Recife, já que o estado de Pernambuco registra o maior número de casos de microcefalia possivelmente associados à infecção pelo vírus Zika. Ao todo, 182 casos de malformação foram confirmados no estado e mais de 1.200 casos estão sob investigação. Margaret Chan vem ao país acompanhada da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde e diretora regional da OMS paras as Américas, Carissa Etienne.
 
No início deste mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional por causa do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros de malformação congênita e síndromes neurológicas. A decisão foi tomada após reunião de um comitê de emergência em Genebra.
 
Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde investiga pelo menos 3.935 casos suspeitos de microcefalia que podem estar associadas ao Zika. Até o dia 13 de fevereiro, 508 casos da doença foram confirmados e 837 descartados de um total de 5.280 notificações.
 
Reportagem, João Paulo Machado
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.