SAÚDE: Dia Nacional de Combate ao Mosquito convida para parceria entre população e agentes de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Esta sexta-feira foi Dia Nacional de Combate ao Mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A ideia é que, a partir de hoje, todas as sextas-feiras sejam dedicadas à busca e eliminação de tudo o que possa juntar água e favorecer a multiplicação do mosquito transmissor. Ministros de Estado viajaram para várias capitais para participarem de atividades regionais de combate, logo no início da manhã. O poder público está agindo, mas o engajamento da população é fundamental para reduzir os índices de contaminação em todo o país. Até outubro, mais de um milhão e quatrocentos mil casos de Dengue foram notificados. Só na Região Sudeste, cerca de oitocentas e cinquenta mil pessoas foram contaminadas neste ano, de acordo com o Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, pediu o engajamento da população neste grande mutirão nacional.

TEC/SONORA Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos a saúde pública do Brasil.

LOC: A sexta-feira é o dia principal de faxina contra o mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika, mas o combate deve acontecer no dia a dia. E para orientar a população na localização cotidiana dos focos do transmissor, em todos os municípios agentes de saúde e de endemias batem de porta em porta. O problema é que muita gente não permite a entrada deles. Luis Antônio Monteiro é agente comunitário no estado do Pará. Ele faz um apelo e fala da importância do trabalho deles para ajudar no combate ao mosquito.

TEC/SONORA: Luis Antônio Rodrigues Monteiro, agente comunitário de endemias do PA

“A gente faz um trabalho mesmo de convencer o morador deixar a gente entrar. Tem outros que são irredutíveis, não deixa, pronto e acabou. Isso aí é um trabalho que, muita gente não dá importância, mas a gente está levando saúde para dentro da casa. Às vezes tem foco lá que a pessoa nem sabe que tem, e a gente descobre o foco lá para elas. Entendeu? Tem que permitir a visita.”

LOC: A partir deste Dia Nacional de Combate ao Mosquito, em todo o país, duzentos e sessenta e seis mil agentes comunitários de saúde e sessenta mil agentes de controle de endemias, juntamente com seis mil militares das Forças armadas farão visitas permanentes em residências e imóveis comerciais em todo o país. Saiba como ajudar no combate ao mosquito no site saúde.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.