SAÚDE: Dia “D” contra Aedes vai incentivar população a eliminar semanalmente possíveis focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para intensificar o combate ao Aedes aegypti no Brasil, o Ministério da Saúde vai promover, no dia 20 de novembro, o “Dia D” de combate ao mosquito. A ideia é promover atividades que incentivem todas as pessoas a utilizarem sexta-feira para eliminar os possíveis focos do mosquito de dentro de casa. Além disso, o combate ao Aedes no Brasil também contará com o esforço de oito ministérios e da Casa Civil. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, reforça a importância de mobilizar toda a sociedade na guerra contra o mosquito:

SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde
“Vamos sensibilizar a sociedade, as empresas, as famílias e as escolas, para que nós tenhamos a possibilidade de diminuir essa infestação de mosquito, diminuir  a incidência de casos de Zika, chikungunya e dengue, porque realmente causam problemas sérios à população. E é uma determinação do presidente Temer que nós façamos uma força tarefa articulada de todos os ministérios, no sentido de reduzir a possibilidade da infecção por transmissão através do mosquito Aedes aegypti”.
 
REPÓRTER: Entre as ações já previstas, destacam-se uma mobilização das escolas, o leilão de carros apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal e pelo DETRAN, que muitas vezes servem de focos do mosquito, e a participação das Forças Armadas para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes.  
 
Até o dia 17 de setembro, mais de 200 mil casos prováveis de Zika já haviam sido registrados no Brasil. Isso significa que, a cada 100 mil habitantes, cerca de 98 tiveram o vírus. Só neste ano, já foram comprovados três mortes pela doença no país. Além disso, foram registrados mais de 16 mil casos prováveis de mulheres grávidas com o vírus. O Zika é motivo de preocupação porque pode causar o nascimento de bebês com microcefalia, uma má-formação cerebral que não tem cura e afeta para sempre o desenvolvimento da criança. Por isso, a forma mais fácil de evitar qualquer uma das doenças transmitidas pelo Aedes, é não deixando o mosquito nascer. Para saber mais sobre como você pode proteger a sua família, acesse: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.