SAÚDE: DF registra 77 mil doações de sangue por ano

Hemocentro é o único banco de sangue público que abastece a região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Distrito Federal registra, em média, 77 mil doações de sangue por ano. O número representa cerca de 2,5% da população do DF, segundo dados do Hemocentro de Brasília. A comerciante Cleidir Gomes, 55 anos, foi internada este mês para retirar uma parte do pâncreas. Como estava anêmica, precisou fazer transfusão de duas bolsas de sangue. Portadora do tipo sanguíneo O positivo, Cleidir sempre teve medo e nunca doou sangue. Depois de receber alta, ela promete procurar mais informações sobre a doação de sangue.

TEC./SONORA: Cleidir Gomes, comerciante.

“Eu até fiquei assim, né, tanta gente precisando, pensei que nunca ia precisar, aí olha aonde eu vim cair. Quando eu sair do hospital, eu vou saber mais sobre isso aí. Aí eu vou ver, eu vou no Hemocentro pra ver como que é, como que é o sistema, porque eu nunca fui, nem sei como que é. Sempre tive vontade de doar, mas eu tinha medo porque o pessoal fala que se você não doar todo mês, você fica com coceira no corpo, outros falam que a agulha é enorme.”

LOC.: A chefe do Núcleo de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília, Kelly Borges, explica que a informação é fundamental para o doador, principalmente para descontruir mitos.

TEC./SONORA: Kelly Borges, chefe do Núcleo de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília.

“Nós temos trabalhado também para desmistificar ainda algumas lendas que existem relacionadas à doação de sangue. Por exemplo, que a doação de sangue vicia ou que existe uma contaminação para o doador. Ou que ele vai engordar ou vai emagrecer, que o sangue vai engrossar ou afinar. Então, são lendas urbanas que existem e que a gente tenta desconstruí-las para tentar melhorar o cenário da doação.”

LOC.: O Distrito Federal possui apenas o Hemocentro de Brasília como ponto de coleta, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes. Ele está localizado no Setor Médico Hospital Norte, na Asa Norte, e funciona para doação de sangue de segunda a sábado, das sete da manhã às seis da tarde. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3327-4447. Repetindo: 3327-4447. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. A sua solidariedade pode salvar vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.