SAÚDE: Combate ao mosquito também é dever dos cidadãos, diz organizadora de mutirão em condomínio

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Acabar com o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya é uma missão que envolve toda a população. Em 2016, no Brasil, mais de um milhão e meio de pessoas já foram contaminadas pelos vírus.

Em Brasília, a fisioterapeuta Maria Francisca Moro organizou um mutirão onde mora, um condomínio com 400 lotes e duzentas casas, no bairro Jardim Botânico, cercado de muita vegetação:

TEC/SONORA: Maria Francisca Moro, fisioterapeuta

“Partindo do princípio de que a gente não pode deixar o trabalho de prevenção na saúde só por conta do poder público, do governo, seja Federal, Estadual ou Municipal, e a gente tem que ter como parte a nossa ação como cidadão ou cidadã, a comissão de meio ambiente do Condomínio Verde resolveu agir em prol dessa questão da prevenção e do combate ao mosquito, colaborando com a campanha feita no país todo...”

LOC: Maria Moro integra a comissão de meio-ambiente do condomínio e teve o apoio da administração para reunir os outros moradores:

TEC/SONORA: Maria Francisca Moro, fisioterapeuta

“A comissão organizou várias ações no condomínio contando com o apoio da administração para que a gente pudesse mobilizar os moradores e as pessoas que trabalham no condomínio, diaristas, jardineiros e pessoal que está na obra, porque tem alguns terrenos que estão em construção e fizemos todo um trabalho de verificação em loco da situação e enviamos todo um histórico disso para a administração para notificar os proprietários dos terrenos vazios com relação à limpeza, fomos de obra em obra, trabalhando com a questão dos descartes do material para evitar água parada.“

LOC: Um grupo de moradores espalhou faixas e cartazes pelas ruas e a administração se encarregou de enviar os e-mails para todos os vizinhos.

Maria Moro fala da participação dos moradores no dia do mutirão:

TEC/SONORA: Maria Francisca Moro, fisioterapeuta

“No dia do mutirão, fizemos uma caminhada e aí com o apoio da administração e da comissão, nós tivemos vários moradores que levaram as crianças, foi muito legal, contou com o pessoal, com os artistas do condomínio. Fizemos uma caminhada ecológica e as pessoas estavam levando sacos de lixo e fazendo a limpeza do terreno, catando material, que também é uma forma de educar, além de palestras e material de panfletagem, você fazer uma ação que chama a atenção para um determinado tema.”

LOC: Lia Maciel Soares, de 9 anos, participou com outras crianças do mutirão contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Ela adorou a experiência:

TEC/SONORA: Lia Maciel Soares, estudante

“Eu acho que tinham oito crianças e foi legal encontrar eles [no mutirão], porque fazia tempo eu não via eles. Foi divertido, a gente ficou revezando a bicicleta, a gente correu, brincou, passeou... “

LOC: E ela quer repetir...

TEC/SONORA: Lia Maciel Soares, estudante

“Tinha uma moça tocando tambor que guiava as crianças e os adultos também e eu fui de bicicleta entregando os panfletos nas casas. Os adultos foram conversando com as pessoas que estavam nas casas para ajudar, e aí a gente foi entregando os panfletos pelo correio – foi colocando na caixa de correio – e depois, a gente se reuniu num lugar para ver quantos panfletos foram entregues. Foi muito legal! Queria que tivesse mais vezes e continuasse tendo a cada ano...”


LOC: A realização de mutirões comunitários é uma forma de envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o mosquito. Para ajudar, o Ministério da Saúde elaborou uma lista com orientações para grupos interessados em realizar mutirões no site saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.