SAÚDE: CGU vai fiscalizar recursos Federais utilizados por estados e o DF no combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SONORA: A Controladoria-Geral da União, a CGU, vai fiscalizar a utilização dos recursos Federais para o combate ao mosquito Aedes aegypti em todas as unidades da Federaçao. O anúncio foi feito, na última quarta-feira, durante o lançamento do segundo Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, realizado em Brasília. Os trabalhos devem ser concluídos até o final de julho. De acordo com o secretário Federal de controle interno da CGU, Francisco Bessa, a controladoria vai aproveitar o programa de fiscalização para verificar a regularidade da aplicação dos recursos públicos no combate ao mosquito transmissor da Dengue, do Chicungunha e do vírus Zika.

 

SONORA: Francisco Bessa, Secretário Federal de Controle Interno da CGU

“A controladoria vai aproveitar, portanto, a ida a todos os estados e verificar a que medida os recursos repassados pelo Ministério da Saúde aos estados está sendo utilizado adequadamente para as ações preventivas de combate ao mosquito. E, também, em que medida os estados tem atuado no apoio e no suporte, que é responsabilidade dos estados, para os municípios que não tem essa capacidade operacional para as ações de prevenção.”


REPÓRTER
: Além do combate ao mosquito Aedes aegypti, a CGU também vai fiscalizar os programas nacionais de Alimentação Escolar, o Pnae e de Transporte Escolar, Pnate. A avaliação também vai ser feita em outras ações de governo, que utilizem recursos da União. No geral, as áreas fiscalizadas vão ser: saúde; educação; cidades; integração; trabalho; agricultura; segurança; cultura, esporte e turismo; e desenvolvimento social.

 

Com a colaboração de João Paulo Machado, reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.