SAÚDE: Casos de Chikungunya cresceram em 2016, segundo Ministério da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito que transmite Dengue e Zika, é a doença que mais preocupa as autoridades de saúde para os próximos meses. O número de casos cresceu dez vezes entre 2015 e 2016. Como a Chikungunya é uma doença nova, a maioria das pessoas nunca teve. Então, ficam mais suscetíveis ao contágio, como explica o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.


TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Toda vez que a população é atingida por uma dessas endemias, ela fica imune. Então, como Chikungunya é novo e tivemos 25 mil casos ano passado, tivemos, neste ano, 250 mil casos – 10 vezes de crescimento. Então, qualquer crescimento para ano que vem, que seja muito menor do que este ano, representa muito mais pessoas atingidas. E é uma doença incapacitante , gera muitas dores, as pessoas vão ficar no auxílio doença, custa caro para o governo... Então, nossa preocupação é sensibilizar a população para que se proteja, para que use repelente, para que evite a exposição ao mosquito.”

LOC: A preocupação do governo, é porque está chovendo muito em quase todo o País, e com o calor, tornam-se ideais as condições para que o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika se reproduza.

Por isso, o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária convocando a população a acabar com os focos do mosquito, impedindo o acúmulo de água em vasos de plantas, calhas, pneus velhos e até tampinhas de refrigerante jogadas no chão.

Em um dos três anúncios levados ao ar no rádio e na TV, um homem fala do quanto sofreu com a Chikungunya.

TEC: Sobe e Desce BG (ÁUDIO PRIMEIRO COMERCIAL)

LOC: Como é possível escutar no comercial, a Chikungunya deixa sequelas durante vários meses, mas é uma doença que pode ser evitada se todo mundo combater o mosquito que, além dela, transmite também Dengue e Zika. Basta que se tome em casa os cuidados necessários. Qualquer dúvida, acesse o site saúde.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.