SAÚDE: Brasil mantém situação de emergência por infecção do Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os brasileiros precisam continuar intensificando a luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Por causa do aumento do número de bebês que nasceram com microcefalia do ano passado para cá, o Governo Federal decidiu que é preciso manter a situação de emergência no País, decretada no final do ano passado. 

 

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde, OMS, declarou o fim da emergência global por infecção do Zika. Apesar da decisão da entidade, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica que manter a população alerta quanto aos perigos do mosquito vai proporcionar que todos fiquem mais seguros. 

 

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“O Brasil vai manter a situação de emergência, porque as consequências da microcefalia são muito graves. O Brasil está acumulando conhecimento muito amplo sobre o Zika através de inúmeras pesquisas que nós estamos financiando. E nós entendemos que, como somos o país com maior incidência, devemos manter ampla vigilância para dar segurança à população.” 

 

LOC: É importante lembrar que, quando uma futura mamãe é infectada pelo Zika durante a gravidez, o bebê pode nascer com microcefalia. Até agora, o Ministério da Saúde já confirmou dois mil 159 bebês com microcefalia ou alguma alteração no sistema nervoso, por causa do vírus, no Brasil.

 

Por isso, cada um precisa fazer a sua parte e não deixar o mosquito nascer. A recomendação é simples: basta separar quinze minutos por semana para dar uma olhadinha na sua casa, e ver se não existe nenhum foco do inseto. Para mais informações sobre como você pode ajudar nessa luta, acesse:saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.