SAÚDE: Brasil e todo o continente americano estão livres do sarampo, diz Opas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O sarampo está eliminado do Brasil e de todo continente americano, do extremo Norte do Canadá ao extremo sul da Argentina. A avaliação foi oficializada nesta terça-feira (27) pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
 
De acordo com a Opas a eliminação da doença é resultado de 22 anos de ampla administração da vacina contra o sarampo, a caxumba e a rubéola no continente. A região, agora, é a primeira zona livre de sarampo endêmico no mundo.
 
No Brasil, os últimos registros originários da doença foram no ano 2000 e, desde então, todos os casos confirmados no país vieram de outros países. O último caso de sarampo relatado foi no Ceará, em julho de 2015.
 
Na década de 1980, o sarampo causava mais de dois milhões e meio de mortes por ano no mundo. Entre 1971 e 1979, foram cerca de 100 mil óbitos somente nas Américas. Um estudo sobre a efetividade da eliminação do sarampo na América Latina e no Caribe estima que, com a vacina, os países da região vão conseguir prevenir três milhões e 200 mil casos e 16 mil mortes até 2020.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.