SAÚDE AUDITIVA: SUS já ofereceu mais de 600 mil aparelhos auditivos nos últimos três anos

Nesta segunda-feira, 10 de novembro, data marcada pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, o Ministério da Saúde comemora avanços na Política de Atenção à Saúde Auditiva

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 02min27seg

REPÓRTER: Nesta segunda-feira, 10 de novembro, data marcada pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, o Ministério da Saúde comemora avanços na Política de Atenção à Saúde Auditiva. De janeiro de 2012 a abril de 2014, o SUS ofertou mais de 600 mil aparelhos auditivos individuais. Além disso, o Teste da Orelhinha já tem 33% de cobertura. A coordenadora geral da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Mendes, destaca os avanços na Triagem Neonatal Auditiva:     

SONORA: coordenadora geral da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde - Vera Mendes

"A gente está dobrando a cobertura a cada ano, o Ministério também tem feito junto com estados e municípios um esforço importante de transferência de recurso para que as maternidades possam adquirir esses equipamentos essenciais para se fazer esse tipo de testagem. A gente já tem toda uma projeção, provavelmente, final de 2016, início de 2017, a gente esteja com maternidades equipadas, fluxos estabelecidos de cuidados e a gente ter uma cobertura de 100%."  

REPÓRTER: Outro destaque da Política de Atenção à Saúde Auditiva é o Sistema FM, incorporado ao SUS em 2013. Esse sistema já beneficiou  cerca de seis mil e setecentas pessoas e  funciona como um microfone remoto, sem fio, composto de duas partes: um transmissor, utilizado pela fonte sonora e o receptor, utilizado pela pessoa com deficiência auditiva, permitindo que ela entenda o que está sendo dito sem perder os sons do ambiente. Essa tecnologia está ajudando alunos e professores em sala de aula, conforme explica a coordenadora geral da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Mendes:

SONORA: coordenadora geral da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde - Vera Mendes

"É um Sistema de Frequência Modulada, é um equipamento que acoplado ao aparelho auditivo qualifica melhor a informação do conteúdo escolar que tem que ser mais refinado e etc.. Portanto, a gente equipara, a gente dar o mesmo direito, a mesma condição de igualdade das crianças que estão nas nossas escolas aprenderem o seu conteúdo que aquelas que não são deficientes auditivas." 

REPÓRTER: Para saber mais sobre a Política de Atenção à Saúde Auditiva acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.