SAÚDE: Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Goianira registram alto número com casos de Zika e Chikungunya

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, Goiás teve mais de dez mil casos notificados de Zika e Chikungunya em 2016. Os municípios mais afetados, além da capital, foram Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Goianira. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, Goiás teve mais de dez mil casos notificados de Zika e Chikungunya em 2016. Os municípios mais afetados, além da capital, foram Aparecida de Goiânia, Caldas Novas e Goianira. Juntos, eles tiveram mais de 500 casos confirmados. A expectativa da secretaria é de que em 2017 esse cenário mude. Goiás, conhecido como estado modelo no combate ao mosquito, planeja reforçar ainda mais as ações em todos os municípios. Mas para que isso ocorra é necessário que a população esteja de prontidão para entrar nessa guerra contra o transmissor. O coordenador de combate de vetores, Marcelo Rosa, ressalta a importância dos cuidados virarem rotina na vida de cada cidadão.

TEC./SONORA: Marcelo Rosa, coordenador de combate de vetores.

“Sem a participação da população é quase que inócuo essas atividades. Então, a gente tem a total convicção de que a participação da população é decisiva. E isso deve ser feito de forma semanal. É o proprietário, é o morador que é responsável e é ele que convive naquele ambiente domiciliar. Portanto, ele é a pessoa mais indicada para fazer de forma rotineira e semanal as inspeções em seus domicílios. Porque a gente sabe do ciclo do vetor que é de sete a dez dias. Então, não adianta o morador, eventualmente, fazer inspeção hoje e depois de seis meses fazer outra, tem que ser semanal.”


LOC.:
O Ministério da Saúde ressalta que ainda não há vacinas e remédio para a Dengue, Zika e Chikungunya. A única forma de combater o mosquito é com a eliminação de possíveis criadouros. Separe um dia da semana para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. E é preciso mais atenção. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, alerta para o aumento de Chikungunya em todo o país em 2017.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“A nossa previsão é de estabilidade em casos de Dengue, estabilidade nos casos de Zika e aumento em casos de Chikungunya, esta é a previsão do Ministério. Nós estamos fazendo todo o esforço para combater o mosquito, porque ele é o nosso problema nos três casos. Então, a ideia é ampliar o combate, e acredito que este ano temos mais tecnologia para combater essa epidemia.”

LOC.: Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

 

 

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.