SAÚDE: Ao lado de estados e municípios, ministério da Saúde convoca população para combater o mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Com o objetivo de discutir as ações que vão ser realizadas durante a mobilização nacional contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no próximo dia 2 de dezembro, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou, nesta terça-feira (29), de uma reunião com os secretários de Saúde de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
No encontro, realizado por meio de videoconferência, o ministro ressaltou a importância da participação de cada um dos gestores estaduais e municipais durante as ações da mobilização. De acordo com ele, se o poder público conseguir chamar a atenção da população para a importância do combate ao mosquito, a mobilização será um sucesso.
 
SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.
“Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito que é o vetor da transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Então, se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya.”
 
REPÓRTER: Segundo o ministério da Saúde, o mutirão do próximo dia 2 vai ser realizado em órgãos da administração pública, unidades de saúde e estatais. Também será intensificada as visitas residências, massificando as ações de combate e, consequentemente, impedindo a reprodução do mosquito.
 
Ainda de acordo com Ricardo Barros, a ideia da mobilização é que todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos do mosquito.
 
SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde
“Toda sexta-feira será dia de combate ao mosquito. Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas para que ao final de cada aula os alunos sejam motivados a fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem voluntários para, na sexta-feira, eliminar os focos nas sedes das empresas. Mas depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”
 
REPÓRTER: O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, ressaltou a importância de mobilizações como a do próximo dia 2 para conscientizar as pessoas sobre a importância da união da sociedade em torno do combate ao mosquito.
 
SONORA: Mauro Junqueira, presidente do Conasems
“Muitas pessoas ainda acham que, apenas cuidar do seu quadrado, vai resolver o problema. Se não tivermos o envolvimento de toda a cidade, de toda a população, nós não vamos reduzir. Ações como essa são importantes porque trazem o tema para debate novamente. E fazem uma reflexão com toda a sociedade sobre a importância do combate.”
 
REPÓRTER: Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito. Se você quer saber mais sobre Dengue, Zika e Chikunguya acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Reportagem, João Paulo Machado

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.