Data de publicação: 14 de Abril de 2017, 01:51h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Os restaurantes e bares de todo país contam com um guia informativo que ensina os profissionais dos estabelecimentos a combaterem a Dengue, Zika e Chikungunya, nos locais de trabalho.
O material foi produzido pela Associação Nacional de Restaurantes, a ANR, e traz informações e dicas simples para evitar a proliferação do mosquito transmissor das doenças no comércio, por onde passam milhares de pessoas todos os dias, em todo país.
O guia “Restaurantes no Combate a Dengue, Chikungunya e Zika” é de fácil entendimento e traz dicas de como identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor nos estabelecimentos. Além disso, o guia ensina como descartar o lixo de forma protegida para que os resíduos, como embalagens, não sejam transformados em criadouros. O Diretor Executivo da ANR, Alberto Lyra, lembra que a ação de combate a Dengue, Chikungunya e Zika nos bares e restaurantes deve ser realizada por todos os profissionais e todos os dias.
TEC/SONORA: Diretor Executivo da ANR, Alberto Lyra
“Primeiro passo: conversar com a equipe; segundo passo: faça um mapeamento dos locais de risco; terceiro passo: identifique os locais de risco; quarto passo: elimine os focos do mosquito; quinto: cuide do descarte das embalagens; sexto: adote medidas preventivas. E, aí um rol de dicas importantes também para o combate ao mosquito”.
LOC: Além de ensinar os profissionais a identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor no comércio, o guia “Restaurantes no combate a Dengue, Chikungunya e Zika” mostra como reconhecer os sintomas de cada uma das doenças.
O Diretor Executivo da ANR, Alberto Lyra, lembra que o guia é dividido em várias sessões explicativas.
TEC/SONORA: Diretor Executivo da ANR, Alberto Lyra
“A parte Minimizando os Efeitos da Doença também está dividida em algumas sessões, como a atuação permanente em cima disso, no aparecimento de manchas, na ingestão de medicamentos, na busca de informações, e uma outra parte, um pouco mais extensa, falando um pouco mais, detalhadamente, de cada uma dessas três doenças”.
LOC: Estel Castro Silva, é gerente de Relações Trabalhistas da maior rede de hamburguerias do país.
Ela conta que o guia “Restaurantes no combate a Dengue, Chikungunya e Zika” tem ajudado os funcionários da rede a se manterem alertas para o combate ao mosquito transmissor.
TEC./SONORA: Gerente de Relações Trabalhistas, Estel Castro Silva
“O guia é de fácil aceitação, assimilação, porque ele está bem objetivo. O The Fifties recebeu esta informação através de uma reunião da qual eu participei, onde eu tive a oportunidade de apresentar alguns tópicos, explicar as necessidades que eles apresentassem isto junto aos seus colaboradores. E é feito uma reunião-minuto todos os dias, onde isto está sendo apresentado em tópico para que seja divulgado não só internamente, mas externamente o assunto”.
LOC: O guia “Restaurantes no combate a Dengue, Chikungunya e Zika”, da ANR, é distribuído de graça para mais de oito mil bares e restaurantes de todo país. Mas, você também tem que fazer sua parte em casa.
Fiscalize os locais que possam ser criadouros do mosquito. Faça limpeza de calhas e elimine do quintal objetos que possam acumular água, por exemplo. Para saber mais sobre as doenças e formas para combater a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev