SÃO VICENTE (SP): Incidência de Tuberculose no município foi três vezes maior que a média estadual em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: São Vicente, na Baixada Santista, registrou, no ano passado, uma taxa de incidência de Tuberculose de 121 casos por 100.000 habitantes, número três vezes maior que a média estadual. O Ministério da Saúde estima que 14% das pessoas com a doença, que residem em São Vicente, São Paulo e Guarulhos, abandonaram o tratamento em 2016. Uma das explicações para o alto índice de incidência está no fato de a cidade ser uma região litorânea e receber muitos turistas, como aponta a assistente social do ambulatório municipal de Tuberculose, Marcia Veloso.

 

TEC/SONORA: Marcia Veloso, assistente social do ambulatório municipal de Tuberculose.

 “A gente faz busca ativa diária. As unidades básicas têm portas abertas, tanto as unidades básicas como o ambulatório de TB. É um município onde a gente tem uma população flutuante também, porque tem muitos turistas que vêm para cá. Infelizmente, eu falo muito que pode ser o índice de drogas. Já cheguei a levar medicação para poder o paciente fazer o tratamento.”

 

LOC: No ano passado, o trabalho da assistente social e de sua equipe ficou comprometido. O veículo que era disponibilizado pela Secretaria de Saúde municipal, para levar e buscar materiais, como testes de escarro, agora só fica disponível em alguns dias da semana.

 

TEC/SONORA: Marcia Veloso, assistente social do ambulatório municipal de Tuberculose.

 “Uma das dificuldades que teve, é que nós tínhamos um carro à disposição da Tuberculose. Então a gente trabalha das 7h às 17h, ininterrupto, e de um ano para cá nós não temos o carro, foi tirado o carro da gente para ficar lá o dia todo. A Secretaria estipulou alguns dias que o carro vai para gente.”

 

 

LOC: Em caso de tosse prolongada por duas a três semanas, febre, cansaço ou falta de apetite, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A Tuberculose tem cura. O tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.