SÃO SEBASTIÃO (SP):Falta de cuidado com criadouros do mosquito da Dengue,Chikungunya e Zika pode causar prisão

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Depois de um período bem difícil em 2015, São Sebastião adotou medidas que diminuíram o número de casos suspeitos de Dengue, Chikungunya e Zika. Em outubro de 2015, havia sete mil casos suspeitos de Dengue. Agora em 2016 foram setecentos. O Diretor de Vigilância em Saúde de São Sebastião, Givanildo Tavares, diz que a fiscalização e a conscientização das pessoas foi fator importante para a diminuição do número de casos.
 
TEC/SONORA: Givanildo Tavares - Diretor de Vigilância em Saúde
 
“Uma mudança legislativa, a gente mudou o mecanismo de sanção. Ou seja, a gente percebia que a população estava um pouco negligente, omissa em razão com as responsabilidades com o próprio imóvel, então o município editou leis mais severas. Com muitas mais rápidas e mais pesadas.”
 
LOC: Hoje, o morador que for autuado mais de uma vez porque não toma os cuidados necessários para que a própria casa não tenha focos do mosquito, pode pagar uma multa de mais de 400 reais. E, se mesmo assim ele não resolver o problema, pode até ser preso. A paisagista Ionira Borges, de 60 anos, é moradora do bairro de Cambury e lamenta que alguns vizinhos não tomem os cuidados necessários, apesar dos avisos e punições.
 
TEC/SONORA: Ionira Borges,Paisagista
 
“Eu falo para o pessoal não deixar lixo no interior das casas, deixam lixo para a empregada vir buscar, às vezes a empregada não vem. Fica lixo lá parado, molha, saquinhos cheio de água, lata jogada, vaso com pratinho embaixo, é desanimador mesmo”
 
LOC: A preocupação em São Sebastião é ainda maior por causa dos turistas. No verão o número de pessoas na cidade pula de 83 mil e pode chegar até meio milhão de pessoas. Se, a quantidade de mosquitos for grande, e houver a circulação do vírus, muita gente pode passar o verão de cama sem sequer conseguir se levantar. Para mais informações acesse saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.