SÃO PAULO: Paulistanos pediram autonomia da PF durante manifestações

Salvar imagem

REPÓRTER: Durante as manifestações a favor e contra ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, em São Paulo, os paulistanos demonstraram apoio à autonomia administrativa e financeira da Polícia Federal. Os delegados da PF montaram um posto de recolhimento de assinaturas a favor da aprovação da PEC 412, na Avenida Paulista, por onde passaram milhares de pessoas, no último domingo. A PEC 412 prevê a autonomia da corporação e aguarda votação na comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Na capital paulista, a população reconhece a necessidade da aprovação do projeto como conta o vice-diretor Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, em São Paulo, Edson Garutti.
 
SONORA: vice-diretor Regional da ADPF-SP, Edson Garutti 
 
“Aqui em São Paulo, muitas pessoas chegavam ao nosso stand do abaixo assinado já sabendo o que era a PEC da autonomia da Polícia Federal, a 412. Então, a gente percebe claramente que as pessoas estão vendo as movimentações que estão sendo feitas na política e estão sentindo a necessidade de que essa instituição, a Polícia Federal, atue de forma autônoma”.
 
REPÓRTER: Se aprovada, a PEC 412 vai permitir que a própria Polícia Federal seja a responsável em investir os recursos destinados a corporação sem a interferência política do ministério da Justiça. O vice-diretor Regional da ADPF, em São Paulo, Edson Garutti, lembra que a autonomia da PF não pode ser condicionada aos desejos de cada governante, mas sim, garantida em Lei.
 
SONORA: vice-diretor Regional da ADPF-SP, Edson Garutti 
 
“Durante certos governos, a gente até teve autonomia, de certa forma, na prática. Mas, a gente não quer autonomia que um governante ache que é bom ele conceder, não. A gente quer isso garantido em Lei. Porque mais dia, menos dia, pode acontecer como no mês passado. Uma troca de ministro da Justiça pode por a perder todo um trabalho técnico, toda uma gestão técnica da instituição”.
 
REPÓRTER: A campanha nacional pela aprovação da PEC 412 conta com uma carta do povo brasileiro ao Congresso Nacional. O documento está sendo assinado por toda a população e vai ser entregue aos parlamentares. A meta é que mais de dois milhões de pessoas assinem a carta que está disponível na internet, no endereço adpf.org.br
 
Reportagem, Cristiano Carlos

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.